some text

Mariposas causaram surto misterioso de dermatite em Pernambuco

 

Há alguns meses, dezenas de pessoas relataram estar sofrendo com lesões cutâneas sem nenhuma causa aparente em Pernambuco, Recife. Felizmente, dermatologistas do nordeste se reuniram para resolver o mistério que causou mais de 200 casos de dermatite na região e, finalmente, descobriram a causa das lesões.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o surto de dermatite do tipo pápulo-eritêmato-pruriginosas foi causado por mariposas e começou no início de outubro, com novos casos registrados até dezembro. As lesões têm aspecto urticariforme, com eczemas pruriginosos e distribuição simétrica, provocando pele avermelhada e coceira.

O problema real foi encontrado nas asas de mariposas fêmeas do gênero Hylesia, uma espécie que pode ser encontrada em todo o Brasil. Ao voar e se debaterem contra focos de luz, cerdas minúsculas espalhadas pelo corpo do inseto se desprendem e podem penetrar profundamente na pele humana, causando desconforto por dias ou até semanas — as cerdas são aqueles "pelos" ao redor do inseto.

O surto aconteceu em duas comunidades próximas a uma área de reserva de mata atlântica do Parque Estadual de Dois Irmãos, na região metropolitana de Recife, mas pode acontecer em qualquer cidade brasileira.


Até então, os dermatologistas Cláudia Ferraz e Vidal Haddad Junior estavam estudando outras possibilidades, como intoxicação por ivermectina, sarna, picadas de insetos, entre outras. Contudo, Ferraz conduziu uma pesquisa que a levou a afunilar as causas e descobrir o motivo do surto.

Causas, efeitos e tratamentos

"Com a comprovação das cerdas no exame direto, história clínica e epidemiológica extremamente compatível e relato de mariposas no local feito pelos moradores, concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população", concluíram Ferraz e Haddad Júnior.

De acordo com Vidal, a maioria dos surtos acontece entre o final da primavera e o verão, principalmente durante a época de reprodução das mariposas. Conforme o dermatologista, cada carocinho vermelho é uma cerda que penetrou na pele do paciente.

Dependendo do caso, a dermatite pode se tornar um granuloma, um tipo de inflamação no tecido do organismo que acontece quando o corpo tenta eliminar agentes estranhos e não consegue, formando cistos na região.

Felizmente, os especialistas da SBD afirmaram que há um tratamento relativamente simples, feito com corticoides tópicos e anti-histamínicos — a depender das lesões, o uso de corticoides sistêmicos também deve ser avaliado.

Fonte: Site Tecmundo

Tecnologia do Blogger.