some text

Aterro Sanitário de Belo Jardim ganha vida útil após manutenção e reestruturação pela prefeitura municipal

 


Em menos de um mês, a Prefeitura Municipal de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Infraestrutura de Urbanismo (Obras), está reestruturando e readequando um setor de extrema importância para a comunidade, relativo, também, à saúde pública: o aterro sanitário municipal. A limpeza urbana sempre foi um grande gargalo para o município, mas que começa a ter cara nova com a gestão de Gilvandro Estrela.

Pouco se fala sobre o assunto e muitos desconhecem a necessidade do aterro sanitário para Belo Jardim, que estava, inclusive, abandonado e depredado pela gestão anterior, com drenos de gases soterrados, estação de tratamento sem funcionamento, os resíduos sem cobertura, drenos de chorume entupidos e sem manutenção dos equipamentos. Isso sem falar que sua vida útil está estimada em seis meses, no máximo, e o plano de ação ou projeto para aumentar a capacidade de armazenamento não havia saído do papel.

Entretanto, enxergando o grande problema iminente, o departamento técnico da secretaria de Obras, colocou a situação como prioridade e já conseguiu, em menos de um mês, colocar em prática as ideias para aumentar a vida útil do aterro por mais certo tempo, contando com a contrapartida de mais três cidades. Além de realizar as manutenções necessárias e emergenciais para o trabalho no local.

O aterro existe desde 2005 e acumulou, durante um período de 16 anos, aproximadamente, 300 mil toneladas. Ou seja, 300 milhões de quilos de resíduos sólidos, produzidos principalmente pelo município. Nos últimos três anos, além de Belo Jardim, o aterro tem recebido resíduos de Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó.  Naturalmente, esses municípios pagam a operação do aterro compatível com a quantidade de resíduos colocada através de um termo de ajuste financeiro.

Assim que assumiu a administração, o prefeito Gilvandro Estrela determinou que fossem tomadas todas as providências para que o local passasse por manutenção, tendo em vista que a população de Belo Jardim cobra e merece um serviço de limpeza com qualidade, além do que, este serviço é importante para a saúde pública. O prefeito Gilvandro Estrela deu carta branca à equipe técnica da Secretaria para atuar e melhorar a qualidade de vida da população de Belo Jardim.

Por: Se Liga Belo Jardim

Tecnologia do Blogger.