Redes socias

AgresTv

AgresTv
assista ao vivo: http://www.facebook.com/agrestv

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

OdontoSesc chega a Tacaimbó



   Em parceria com a Secretaria de Saúde e o Coordenador de Odontologia, Dr. Pedro Filho, o caminhão da Saúde Odonto Sesc chegou hoje, 06 de julho de 2014, atenderá a população tacaimboense e ficará até janeiro de 2015.

   Em princípio será feito a capacitação dos profissionais da saúde que atenderão no local e no dia 15 de agosto está previsto a inauguração do caminhão.

Leia um pouco sobre o OdontoSesc abaixo:

OdontoSesc

    Para atender comunidades brasileiras que não tem acesso aos consultórios dentistas, o Sesc criou o OdontoSesc.  O projeto conta com uma frota de 59 unidades volantes que chegam à periferia das grandes cidades e nos municípios do interior de todo país.

    Cada unidade permanece por 90 dias úteis em cada município e o atendimento é gratuito em 95% dos Estados. Assim, o OdontoSesc promove saúde e cidadania prevenindo doenças.

   As unidades móveis complementam a oferta de serviços contando com 212 cadeiras odontológicas assumindo a proposta de percorrer, por ano, pelo menos três localidades cada uma. Fato que viabiliza o acesso a 156 novas localidades ou municípios a cada exercício.

Objetivos

        Desenvolver ações de saúde integradas para combater e prevenir doenças da boca;

        Diagnosticar precocemente doenças e contribuir para promoção integral da saúde;

   Promover a qualidade de vida da clientela comerciária, seus dependentes e    sociedade; em geral;

   Estender atendimento à população de baixa renda e sem acesso às clínicas odontológicas fixas;

       Desenvolver programas educacionais com crianças, jovens, adultos e idosos para estimular a prática da escovação e higienização da boca;

·         Divulgar serviços comunitários de referência para saúde bucal;

Ficha técnica das unidades móveis

● 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura;

● Quatro equipamentos odontológicos com cadeira, unidade auxiliar (broca, seringas de ar e de água), cuspideira, instrumental de exame clínico (pinça, sonda, espelho), sugadores;

● Raio-X;

● Sala de esterilização;

● Sala de espera: ao lado de fora da carreta, uma tenda é montada para receber o público. Os pacientes não só aguardam atendimento, mas participam de oficinas educativas, assistem vídeos e aprendem maneiras efetivas de prevenir doenças;

● Escovódromo: Depois fazer um cadastro na clínica móvel, os pacientes escovam os dentes. Nestes espaços eles aprendem a fazer a limpeza correta da boca e usar o fio dental. Esta é a melhor maneira de evitar cáries e outras doenças.

Atividades educativas

● Jogos e brincadeiras em grupo, como caça ao tesouro, bingo da saúde bucal, roteiros de leituras;

● Experiências: transformação do açúcar em ácidos, reconhecimento da placa bacteriana.

Acontecem em diferentes espaços, como;

● Unidades móveis do OdontoSesc, clínicas fixas e unidades do Sesc;

● Escolas e creches;

● Empresas, associações e demais espaços sociais.

   As atividades são idealizadas para diferentes públicos, desde crianças até idosos. Há ainda ações específicas para gestantes, hipertensos, diabéticos e portadores de necessidades especiais.

Equipe

   Cada unidade do OdontoSesc leva equipamentos e dez profissionais:  um coordenador, quatro dentista, três assistentes, um auxiliar de serviços gerais e um agente de saúde.

Principais tratamentos nas clínicas odontológicas móveis do Sesc:

● Tratamento de cárie;

● Extração;

● Limpeza;

● Aplicação de flúor.



   Cirurgias mais complexas, periodontia, e tratamentos de canais são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEU) da região, atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Promoção de Saúde Bucal | Atenção básica

   Desde 1994 a Assistência Odontológica do Sesc é integrada ao Programa de Promoção de Saúde Bucal - Brasil Sorridente do Governo Federal. No programa, a saúde bucal é compreendida como parte integrante da saúde geral do indivíduo. Assim, dentistas e especialistas da área aplicam diversas ações que contribuam com a qualidade de vida do paciente. Isso é possível por intermédio de ações preventivas e atitudes que façam diferença no cotidiano, como alimentação saudável e escovação adequada.









Nenhum comentário:

Postar um comentário