some text

Estudante de 13 anos cria fórmula matemática inédita em Caruaru


Do Liberdade.com|



   O estudante Renato Sette, do 8º ano do Ensino Fundamental, realizou um feito inédito. Ele criou um novo método de multiplicação, o qual denominou Método Sette de Multiplicação, descoberto através das aulas das quais participava em preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática.

   Ao realizar operações matemáticas de forma única, os professores do Colégio Diocesano de Caruaru perceberam que o jovem, de 13 anos, tinha criado um caminho inédito para chegar a determinados resultados.

   Motivado pelo propósito de incentivar a criação de novos talentos, o Diocesano vai realizar uma apresentação do Método Sette de Multiplicação no dia 6 de outubro, no auditório do colégio. O evento contará com a participação do professor doutor Paulo Câmara, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que na ocasião falará sobre os aspectos científicos e instrumentais do pensamento matemático.

   O estudante disse que o gosto pela matemática começou há mais ou menos três anos. Ao mostrar aos pais José de Barros Souto Neto e Magda Ione Amorim Barbosa Souto, foi bastante incentivado a seguir adiante com seu novo método.

   O Método Sette de Multiplicação foi patenteado em cartório. Através deste método, é possível encontrar o resultado de qualquer multiplicação por nove, sem necessariamente realizar o cálculo completo. O método utiliza a subtração para chegar ao resultado de uma multiplicação.

   Renato Sette espera que seu novo método contribua de alguma forma com o estudo da matemática no futuro.

   “Eu jamais imaginaria que minha técnica fosse tomar uma dimensão como esta, mas eu creio que o conhecimento é como um fruto, temos que degustar para que não apodreça; por isso, sempre busco aprimorar meus estudos. Espero que um dia o Método Sette apareça nos livros de matemática”, afirma o adolescente. 
Tecnologia do Blogger.