some text

Detran lança revista ilustrada por Ziraldo para conscientizar motoristas


220216 - foto Wagner Ramos-SEI


   O governador Paulo Câmara lançou ontem, segunda-feira (22/02), no Palácio do Campo das Princesas, ao lado do secretário das Cidades André de Paula e do diretor-presidente do Detran, Charles Ribeiro a revista “Vou que vou com segurança – Manual da cinquentinha”.

   Com ilustrações do cartunista Ziraldo, a revista será distribuída nas escolas da rede pública de cerca de 30 municípios do interior visando à conscientização dos estudantes sobre o perigo do trânsito.

   Segundo o Detran, a falta de conhecimento da Legislação e do uso correto dos equipamentos de segurança são as causas principais dos acidentes com motos em Pernambuco.

   “Eu não vejo outra forma de iniciarmos essa campanha (de conscientização) que não seja a partir de uma cartilha e com os alunos da rede (pública). Eles são multiplicadores da boa informação”, disse Paulo Câmara.

   Pernambuco é um dos estados do Brasil que registram o maior número de acidentes de motos. Daí a idéia de elaboração da cartilha, cujo foco são os ciclomotores de até 50 cilindradas.

   Cerca de 10 mil exemplares da cartilha serão distribuídos nas escolas públicas do Estado de Pernambuco. Trata-se do 14º trabalho de Ziraldo voltado para a educação no trânsito. Segundo ele, a cartilha está escrita em ‘pernambuquês’.

   Estatísticas do Governo do Estado apontam que jovens entre 15 e 29 anos são as principais vitimas de acidentes com motos e cinquentinhas.

   “Hoje, nós temos cerca de 45 mil acidentes por ano. Esse é um número que não pode deixar a gente confortável. Não é razoável. É muito e nós temos que chegar a zero. Isso só se faz com informação, trabalho e dedicação”, disse Paulo Câmara.

   O ciclo de palestras irá de maio e setembro e deverá atingir 4,2 mil alunos da rede estadual. No interior, a caravana “Detran nos Municípios” vai contemplar 1,8 mil estudantes de escolas públicas municipais e estaduais.

   Para o secretário de Cidades, André de Paula, o lançamento da revista dialoga com futuro de Pernambuco. “Nós comemoramos hoje um conjunto de intervenções que foram feitas nessa área. O emplacamento das cinquentinhas foi uma grande vitória. A obrigatoriedade da carteira de motorista para quem conduz uma cinquentinha também foi uma grande vitória para o setor”, disse o secretário.



Fonte: Blog do Inaldo Sampaio






Tecnologia do Blogger.