Redes socias

AgresTv

AgresTv
assista ao vivo: http://www.facebook.com/agrestv

sábado, 5 de março de 2016

Tremores de 1.8 e 2.4 são registrados em intervalo de três minutos em PE


Do G1 Caruaru e Região

LabSis instala estações sismográficas para monitorar tremores no Agreste (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

LabSis instala estações sismográficas para monitorar tremores no Agreste
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca/G1)





   Dois tremores - de magnitudes 1.8 e 2.4 - foram registrados em um intervalo de três minutos entre São Caetano e Caruaru, no Agreste de Pernambuco, hoje, sábado (05/02). De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o primeiro tremor foi registrado às 17h39 e o segundo às 17h42.

   O sismólogo esclareceu ao site noticia “G1” que estes fenômenos fazem parte do mecanismo do planeta. "Em determinados locais da Terra, os esforços ou forças que atuam no interior do planeta provocam movimentos nas rochas fazendo elas se moverem. É assim que se geram os tremores. Em alguns lugares os abalos são fortes e em outros, fracos. Às vezes os fenômenos nem chegam a ser observados", explicou.

   Uma estação sismográfica foi instalada em São Caetano. Uma equipe do LabSis  esteve no município na ultima terça-feira. 29 de fevereiro. "Decidimos instalar estas estações para termos uma precisão maior dos tremores que ocorrem na região. Os sismógrafos foram colocados em torno da área do epicentro do tremor de 3.8 que foi registrado neste mês entre São Caetano e Caruaru", informou Eduardo Menezes.

   Eduardo Menezes ainda explicou que com estas estações, os fenômenos que ocorrerem no local poderão ser monitorados à distância pelo LabSis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário