some text

Prefeitura divulga balanço do São João 2018 de Arcoverde

Tacyana Viard - Dupla Comunicação 


Foto: Israel Leão
   A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, divulgou os dados do balanço do São João 2018 no município. De acordo com a apresentação, a cidade contou, de 22 a 30 de junho, com a presença de aproximadamente 500 mil pessoas, entre nativos (que saem de suas residências para participar efetivamente dos eventos), visitantes, excursionistas e turistas.

   Nos dez polos de animação, estrategicamente espalhados pela cidade, mais de 150 atrações artísticas e culturais, entre shows, cortejos e outras ações oferecidas gratuitamente, foram realizadas. “Apesar da crise nacional, promovemos com muito esforço e vários parceiros um ciclo junino marcado por muita animação e segurança, garantindo retorno econômico para diversos setores de desenvolvimento da cidade e também da população”, enfatizou a prefeita.  Vários setores estiveram compuseram o Comitê Gestor de Eventos da cidade e estiveram envolvidos na realização do evento:

Mulher - Durante o ciclo junino, a Coordenadoria da Mulher trabalhou com o tema ‘Na Capital do São João não tem Lugar para Valentão – Campanha São João 2018 de Arcoverde sem Machismo’. Foram distribuídas 800 minicartilhas Maria da Penha e dois mil panfletos, em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco. Na Casa Maria da Penha foram registrados 1.658 visitantes diretos e indiretos, além de 11 denúncias. Entre os visitantes, 72% eram mulheres e 28% homens. Enquanto as mulheres visitantes eram da faixa etária dos 12 aos 78 anos, os homens eram dos 20 aos 75 anos, procedentes de Arcoverde, Buíque, Pesqueira, Caruaru, Recife, Alagoas, Paraíba, Bahia, Piauí, Brasília, Santa Catarina e Portugal. Arcoverde também foi a primeira a realizar uma Caminhada de Mulheres Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A Casa Maria da Penha está na segunda edição. O fluxo deste ano aumentou em 58% com uma participação significativa de homens em relação ao São João 2017.

Trânsito - Uma equipe formada pelo Batalhão de Trânsito, Secretaria de Saúde de Pernambuco e o Detran trabalhou durante as festas juninas de Arcoverde para fazer cumprir a Lei Seca. Foram realizadas 359 abordagens, sendo 28 de pessoas que se recusaram a fazer o teste de alcoolemia; duas estavam alcoolizadas, mas não houve crimes. Entre as pessoas abordadas, 36 pessoas estavam sem a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, 15 sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV. Também  foram feitas 17 remoções e 138 motoristas foram multados. Não foram encontradas armas, veículos roubados, drogas, não houve desacatos, nem desobediência.

Economia - Durante o mês de junho, estima-se que foram gerados mais de R$ 30 milhões na economia local, com o aquecimento na movimentação da rede hoteleira e extra-hoteleira, nos equipamentos de gastronomia, comércio, na rede de prestação de serviços em geral e em toda a infraestrutura de apoio ao turismo existente na cidade. A geração de emprego chegou a mais de três mil empregos diretos e indiretos.

Turismo - Considerando os equipamentos cadastrados na Secretaria de Turismo de Arcoverde e segundo levantamento realizado, a taxa de ocupação da rede hoteleira e extra-hoteleira atingiu 100% de ocupação entre os dias 22 e 24 de junho. De 25 a 27, o índice foi de 70% e subiu para 90% entre 28 e 20 do mês. Além desses, levantamentos extraoficiais apontam que mais de 300 imóveis foram locados por vários períodos dentro do período geral da festa, entre 22 e 30 de junho.

Comércio - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Arcoverde, empenhada em oferecer um excelente trabalho, fomentou apoio aos vendedores temporários, desde o período de inscrições, passando pela realização de reuniões para orientações e fiscalização. Foram mais de 100 pontos de venda divididos nas áreas de alimentação, bebidas, artesanatos, fogos, entre outro, além de vendedores temporários de outras cidades, o que demonstra a pujança do evento.

Segurança – A Prefeitura teve o apoio das Polícias Militar, Civil, Científica, Bombeiros e do Conselho Tutelar, que contaram com efetivos de quase 200 pessoas trabalhando diariamente durante todo o evento. A Polícia Científica contou com um efetivo diário de cinco pessoas e, ao todo foram feitos 12 atendimentos divididos entre perícia em drogas e exames traumatológicos em custodiados. O Corpo de Bombeiros contou com dez profissionais por dia e durante o período eles fizeram 36 atendimentos divididos entre mal súbito, quedas, agressões físicas e ferimentos. O Conselho Tutelar atuou com cinco pessoas trabalhando por dia e eles fizeram 49 atendimentos, divididos entre bebida, trabalho infantil, droga e mendicância. A segurança da festa tinha também 16 câmaras que transmitiam imagens para um vídeo de monitoramento no Posto de Comando que funcionou em um ônibus fornecido pela Secretaria de Defesa Social. De 22 a 30, no Hospital Regional de Arcoverde não registrou ocorrências relativas ao São João.

Estrutura - A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente foi responsável pela montagem, limpeza e manutenção dos polos e montou uma equipe de 35 trabalhadores. Diariamente 25 funcionários limpavam, capinavam, retiravam todo o lixo e faziam a manutenção dos polos de animação.

Acessibilidade - Um total de 265 pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e seus respectivos acompanhantes foram recebidas neste Espaço que funcionou no frontstage. Entre as mobilidades reduzidas havia gestantes, idosos e obesos. E no caso de deficientes, casos de paralisia cerebral, deficiente visual, cadeirantes, deficiente intelectual, cognitiva, entre outros. O Programa Atenção Redobrada, que funcionou no Espaço Novo Tempo instalado na Secretaria de Assistência Social, teve em média 30 atendimentos por dia. Foram recebidas crianças de sete meses até 13 anos de idade.

Cultura- A versão 2018 do ciclo junino contou com o tema “Pífano é Arte, Pífano é Emoção... Em 2018 o Som do Pífano faz a Festa da Capital do São João”, em homenagem a Banda de Pífanos Santa Luzia. Foram dez Polos de animação, que tiveram 144 atrações: Polo das Artes com 33; Pé de Serra com15; Raízes do Coco (Alto Do Cruzeiro) com 22; Rubens Pastor (Multimusical) com 13; Poesia (Budega Da Poesia) com 15; Estação da Cultura com 07; Multicultural com 25 e o II Festival de Quadrilhas Juninas Capital do São João, que trouxe 14 juninas participantes. Além dessas atrações, foram realizados cortejos na cidade, aumentando o número de artistas presentes na festa. Neste ano, o percentual de participação de atrações locais em relação ao total atingiu 80, já que, do total, apenas 25 eram de fora de Arcoverde.

Tecnologia do Blogger.