some text

Títulos de domínio garantem a vida na terra a 301 famílias rurais no Pajeú

   Na  última terça-feira (24/07), o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), realizou cerimônia de entrega de 301 títulos de domínio às famílias de agricultores do município de Carnaíba, localizado no Sertão do Pajeú. A solenidade, que representou a finalização do trabalho das ações na área de Regularização Fundiária, também contou com a parceria da prefeitura municipal.

   “O momento de entrega de títulos é sublime, em vista de servir como documento que contribui para melhorar as condições de vida das famílias de agricultores de Pernambuco no campo. Vale lembrar que sábio é o ditado em que diz que se ‘o homem e a mulher do campo não planta, o povo não janta’, evidenciando que a maior parte do alimento que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar”, reconheceu o presidente do Iterpe, André Negromonte.

   A Regularização Fundiária em Carnaíba é executada pelo Estado de Pernambuco com recursos próprios, realizando localmente a política agrária que garante aos agricultores familiares, ocupantes de terras estaduais devolutas, a permanência e a propriedade da terra com a emissão do título de propriedade, resultando na segurança jurídica do imóvel. O Iterpe é o órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária a Pernambuco (SARA) responsável pela regularização de terras públicas integrantes do patrimônio fundiário do Estado de Pernambuco.

   Durante a solenidade, Negromonte recordou aos presentes as ações do Governo do Estado realizadas no município de Carnaíba, em 2017. Dentre elas, projetos desenvolvidos pelos outros órgãos vinculados à SARA, como o  Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Alimentos (IPA); Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (IPA); Programa Garantia Safra (SEAF); Cisterna Calçadão de caráter produtivo (2ª água) (SEAF), Construção de Cisterna de Placa (1ª água – cisterna familiar 16 m³) – (SARA/ProRural/MDS) e Vacinação Contra a Febre Aftosa – (Adagro).

   Participaram da solenidade de entrega o prefeito do município, Anchieta Patriota; o vice prefeito, Júnior Mocinha; o secretário de agricultura da prefeitura e presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Zé Ivan; o gerente da Unidade Regional do Iterpe em Afogados da Ingazeira, Janduí Simões, com sua equipe técnica; o gerente de Regularização Fundiária do Iterpe, Jailson Pacheco; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carnaíba, Sebastião Neto, e os presidentes das associações das comunidades rurais beneficiadas com as ações de acesso à terra.
Mirthis Novaes
Assessora de Comunicação
Instituto de Terras e Reforma Agrária - Iterpe
Tecnologia do Blogger.