some text

SEBRAETEC LEVA INOVAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

O serviço é oferecido nas unidades do Sebrae e é adequado de acordo com as necessidades do empreendedor


Rosangela Araújo (Dupla Comunicação)


   Sexta-feira (19 de outubro) é o Dia Nacional da Inovação. A data foi criada em 2010 com a finalidade de incentivar a inovação nos mais diferentes campos de atuação profissional. Inovação parece algo distante e complicado, mas o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem um serviço simples e de fácil acesso. É o Sistema de Gestão de Consultoria Tecnológica, Sebraetec, um programa que leva inovação para a empresa em sete áreas diferentes: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. 

   Para o analista de Sebrae, Laudemiro Ferreira “o empresário deve fazer uso do Sebraetec porque é o momento de ter apoio do Sebrae para subsidiar uma consultoria de inovação que vai melhorar a lucratividade da empresa dele. É ter um processo de inovação com subsídio do Sebrae e com a certificação da qualidade de empresas já creditadas no portfólio de serviços do Sebrae”. O acesso é simples. Basta ir até uma unidade do Sebrae com identidade e número do CNPJ da empresa. O analista vai conversar sobre a situação da empresa, quais os desejos do empreendedor e será decidida qual a área onde será atuação, se é design, se é em serviços digitais, para que seja feita a contratação da empresa. Durante o processo, “o Sebrae monitora a execução dos trabalhos para garantir a transformação desse serviço em resultado para o cliente”, explicou Laudemiro.

Foi assim que o veterinário Breno Tabosa fez. Apaixonado por animais, ele montou um petshop em 2000. Terminou o curso de veterinária em 2013 e em 2017, o petshop se transformou no Hospital Hopevet ampliando os serviços de tosa e hotel para consultas, vacinas e cirurgias. Hoje há uma equipe de veterinários, com uma média de 300 cirurgias por mês. Mas o processo de crescimento não foi fácil. Ele procurou o Sebrae quando pensava que tinha falido. Fez consultoria, Empretec e Sebraetec. Com muito trabalho e dedicação, tudo mudou. Breno Tabosa fala com orgulho das mudanças no empreendimento e diz que inovou em produtos e serviços: “Tenho o Cardvet, um cartão de benefícios onde o cliente ganha descontos de até 50% nos serviços no hospital e o animal recebe um chip de identificação e até o fim do ano teremos a inauguração do resort canino”.

   A inovação se tornou o principal fator de competitividade no mercado da atualidade. O professor universitário e mentor de modelagem de negócios Tenaflae Lordêlo explica a diferença entre imaginação, criatividade e inovação. “Imaginação é a capacidade de criar na mente algo que não foi captado pelo sentido, está só produzido na mente. Criatividade é usar a imaginação para resolver um problema de modo viável. Inovação é aplicar, de forma útil, essa criatividade para solucionar problemas do cotidiano”. Para ele, as empresas, no seu processo de criação de novos produtos, devem observar se os produtos conseguem, de forma diferenciada, atender a novas necessidades do mercado porque hoje já não é suficiente só reduzir os preços para tornar mais acessível o produto. “A nova concorrência está baseada numa distinção de serviços e produtos” disse. E é exatamente o que o Sebraetec possibilita à empresa, ser percebida de forma diferenciada pelos clientes.


Serviço

Sebraetec - Sistema de Gestão de Consultoria Tecnológica
Procura uma unidade do Sebrae
Levar identidade e CNPJ da empresa
Sebrae Caruaru - 21038400
Tecnologia do Blogger.