some text

Comida di Buteco completa 20 anos de existência

De 12 de abril a 05 de maio acontece o Concurso Comida di Buteco, que tem como missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.



   Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.

   A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso. Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano (abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de abril como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.


Um modelo de negócios de impacto

   O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve : o “buteco”, que não paga para participar; a indústria como a grande financiadora (patrocinadores); envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido. Ele é o primeiro concurso do gênero no país.

Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco:


  • 21 cidades de Norte a Sul do País
  • 5.163 mil butecos 
  • 4.868 milhões de votos
  • 3.534 milhões de petiscos vendidos 
  • 41.796 mil empregos gerados
  • 80 milhões de pessoas impactadas
  • R$ 500.892 milhões em mídia espontânea


 “ Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor. ” (Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).


Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade!

   Na primeira etapa, em cada uma das cidades, os botecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

   Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Buteco com “u”, o perfil dos participantes

   Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.


A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS


REGIÃO SUDESTE


Minas Gerais - Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas e Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano );

São Paulo - São Paulo Capital, Campinas, Jaguariúna, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto;

Rio de Janeiro - Rio Capital e Baixada Fluminense.


REGIÃO NORDESTE


Bahia - Salvador e Lauro de Freitas;

Pernambuco - Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes;

Ceará - Fortaleza.


REGIÃO NORTE


Amazonas - Manaus;

Pará - Belém e  Ananindeua;


REGIÃO SUL


Santa Catarina - Florianópolis;

Rio Grande do Sul - Porto Alegre e Canoas;

Paraná - Curitiba.


REGIÃO CENTRO-OESTE


Distrito Federal - Brasília, Guará, Aguas Claras e Taguatinga;

Goiás - Goiânia e Aparecida de Goiânia. 


Patrocinadores 2019

   O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

Empresas patrocinadoras em Recife:

Cerveja oficial: Brahma Extra;
Apresentador: Perdigão;
Patrocinadores: Coca Cola, Mc Cain;
Banco Oficial: Santander/Getnet;
Apoiadores: Reserva 51, Trident, Chandon, Abrasel, Impact Hub Recife, Dickies;
Promoção: Globo.

Banco Oficial: Santander/Getnet

   Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.

   “O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”

   Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.

   Clientes Santander que efetuarem o pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batata frita participante do concurso.

Assessoria de Imprensa: Aponte Comunicação / tel (81) 983209887 - 99732373/ email - marcelo@aponte.com.br / michiles@aponte.com.br;

Coordenação Comida di Buteco: Thiago Gentil– thiago@comidadibuteco.com.br
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452;





Baixe o app ComidadiButeco.




Marcelo Silva (Aponte Comunicação)
Tecnologia do Blogger.