some text

Comunidades da zona rural de São Caetano, no Agreste, recebem obra de abastecimento de água

   A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza as últimas intervenções para finalizar, até agosto,  a obra de reativação do Sistema de Abastecimento de Água que beneficiará os moradores das localidades de Maniçoba e Santa Luzia, zona rural do município de São Caetano, no agreste. A obra foi iniciada pela prefeitura do município, há 15 anos, porém não foi concluída. “O prefeito Jadiel Braga procurou o governador Paulo Câmara solicitando que a Compesa assumisse os serviços. O governador prontamente nos acionou, assinamos a ordem de serviço e caímos em campo para executar o trabalho”, informou o presidente da companhia, Roberto Tavares.

   Para reativar o sistema e abastecer pela rede três mil moradores das Vilas Maniçoba e Santa Luzia diretamente em suas residências, a companhia investiu R$ 2 milhões. A obra está sendo executada em parceria com a Prefeitura de São Caetano, que ficou responsável pela escavação e reaterro de valas. À Compesa coube o fornecimento e assentamento das tubulações, e ainda a instalação dos hidrômetros nos imóveis. A adutora, que terá  11 quilômetros de extensão, será implantada a partir da captação na Barragem de Taquara. A Compesa ainda está providenciando a aquisição de bombas, além da recuperação e energização de duas estações elevatórias. 

   Os moradores das  das Vilas Maniçoba e Santa Luzia, que passaram todo esse tempo sendo abastecidos por caminhões-pipa, serão atendidos com a água captada na Barragem de Taquara, localizada em Caruaru, e que já abastece o município de São Caetano - e também as localidades do Alto do Moura e Vila de Taquara, em Caruaru. O manancial, que tem capacidade para acumular 1 milhão de metros cúbicos de água, está com 25% de sua capacidade, o que corresponde a 250 mil metros cúbicos. “Esta é uma obra importantíssima para os moradores de Maniçoba e Santa Luzia porque vai trazer mais qualidade de vida para essas pessoas que já esperaram por tantos anos para receber água encanada em casa. É mais um grande trabalho do Governo do Estado e da Compesa para continuar transformando a realidade dos pernambucanos”, destacou Tavares.


Imprensa Compesa
Tecnologia do Blogger.