some text

Obra beneficia moradores de Ouricuri com mais água nas torneiras

   Desenvolver ações que visem a melhoria do abastecimento dos municípios pernambucanos tem sido uma meta do Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).  Diversas ações foram desenvolvidas em Ouricuri para eliminar o rodízio na distribuição de água para 70% da cidade, localizada no Sertão do Araripe, que antes desse projeto, recebia água em um regime de dois dias com água e oito dias sem. Para alcançar essa performance, a Compesa realizou a setorização do sistema de abastecimento, que significa dividir a rede em setores de distribuição, isolando cada um deles, para permitir o maior controle da água produzida e fornecida à população.

    A cidade de Ouricuri é atendida pelo Sistema Adutor do Oeste, a partir das águas do Rio São Francisco. Mesmo sem aumentar a produção de água, a Compesa conseguiu melhorar o abastecimento da cidade. Para isso, foram implantados dez quilômetros de novas tubulações para melhorar a eficiência da rede de distribuição.  Também foi feita a instalação de equipamentos como macromedidores, para monitorar a vazão de cada setor de distribuição, e válvulas redutoras de pressão, que têm a função de controlar as pressões para evitar estouramentos na rede de distribuição. Ainda foram instalados mais de 600 hidrômetros, equipamentos instalados nas residências que permitem o controle da água consumida pelos clientes.

   Foram investidos R$ 2,4 milhões para melhorar o abastecimento de água para 30 mil pessoas. De acordo com a diretora Regional do Interior da Compesa, Simone Albuquerque, Ouricuri é um exemplo bem-sucedido desse tipo de ação.  "Às vezes precisamos implantar quilômetros de adutoras. Outras vezes, podemos realizar ações específicas para ampliar a oferta de água. Cada município tem suas características e setorizar o abastecimento de Ouricuri foi a solução encontrada para garantir mais água para o município” afirmou.


Oficina Comunicação
Tecnologia do Blogger.