some text

Compesa e BRK Ambiental premiam escola de Jaboatão dos Guararapes

   A quarta edição do Concurso Missão Ambiental, ação resultante do trabalho social realizado pela Compesa e BRK Ambiental nas escolas municipais e estaduais da Região Metropolitana do Recife, já tem o seu vencedor. Nesse ano, quatro escolas concorreram no concurso e todas apresentaram projetos sobre educação ambiental e o engajamento social entre alunos e professores com as comunidades onde estão inseridos.

   Com o tema ‘Saneamento básico: nós temos?’, a Escola Municipal Orlando Breno, localizada no bairro do Curado I, em Jaboatão dos Guararapes, foi a vencedora desta edição do concurso e trouxe à discussão um projeto de sensibilização comunitária sobre a percepção do saneamento básico e as boas práticas que devem ser praticadas por todos. Palestras na sala de aula, leituras em grupo sobre o assunto, além de outras atividades, foram realizadas para a preparação da turma participante.

   Cerca de 30 alunos do 4º ano do ensino fundamental, junto com os professores, fizeram uma pesquisa de campo pelo bairro com o intuito de conhecer a realidade do local onde vivem e a percepção dos próprios moradores sobre o saneamento. Também reduziram a utilização de copo plástico na escola, como forma de minimizar os impactos no meio ambiente. Ao final, eles produziram um livro de registros com todas as ações realizadas.

   Todas as escolas participantes realizaram os projetos dentro da temática proposta, que era “Promovendo a sustentabilidade na comunidade escolar com foco no saneamento”. As outras escolas que concorreram no concurso foram a Padre João Collignon (2º lugar) e Carmela Orrico Lapenda (3º lugar), de São Lourenço da Mata, e a Escola Municipal Jerônimo Gadelha (4º lugar), de Abreu e Lima. “Por meio de ações como esse concurso, fomentamos a educação ambiental e a cultura do saneamento nas escolas, levando o conhecimento às crianças e professores, que se tornam multiplicadores desses temas”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental, Karine Mourato.


O prêmio

   A premiação para o grupo vencedor será dividida entre a escola (troféu, ecobaú, contendo calendário, jogos educativos com temas relacionados à sustentabilidade e educação ambiental), o professor (um leitor de livros digitais e kit Missão, contendo carregador portátil, caderno e ecobag) e os alunos (medalhas, certificado de participação, calendário, tablet, kit Missão, contendo estojo escolar, boné, camisa e  ecobag,  e passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe e visita ao Espaço Ciência). Para as outras escolas que chegaram à fase final, todas receberão um ecobaú contendo dois jogos educativos e certificados de participação para a instituição e alunos, além de um passeio para o Universo Compesa (2º e 3º lugar) e Jardim Botânico (2º lugar). As equipes que ficaram em 2º e 3º lugares também vão receber o kit Missão.

O Programa Missão Ambiental – Projeto desenvolvido por meio da área de Responsabilidade Socioambiental da parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental para abordar temáticas ambientais e sustentáveis nas escolas das redes municipal e estadual da Região Metropolitana do Recife (RMR) através de oficinas, apresentação de filmes e jogos educativos.


Debora Ramalho
BRK Ambiental em Pernambuco
Tecnologia do Blogger.