some text

Metade dos brasileiros parou de postar política no WhatsApp, diz Datafolha

   Pesquisa Datafolha divulgada na última terça-feira (24/12) pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que cerca de metade (51%) dos brasileiros desistiram de comentar ou compartilhar conteúdos relacionados a política no WhatsApp para evitar brigas com família e amigos.

   Dos funcionários públicos, 61% disseram que deixaram de debater política no aplicativo. Outros 59% dos entrevistados com ensino superior também desistiram de debater o assunto na rede social. Quando se trata do grupo de donas de casa, a constatação é oposta: 60% afirmaram que não deixam de falar por medo de desentendimentos.

   Entre os entrevistados, 27% saíram de algum grupo para não discutir. Outros 19% deixaram de seguir ou bloquearam o perfil de um amigo, familiar ou até de empresas por discordar de suas posições políticas.


Veja os números:

51% – deixaram de comentar ou compartilhar alguma coisa sobre política em grupo de WhatsApp para evitar discussões com amigos ou familiares;
46% – deixaram de publicar algo sobre política nas redes sociais para evitar discussões com amigos ou familiares;
27% – saíram de algum grupo de WhatsApp para evitar discussões políticas com amigos ou familiares;
19% – deixaram de seguir ou bloquearam algum amigo ou pessoa da família por discordar das suas posições políticas;
19% – deixaram de seguir ou bloquearam alguma empresa ou marca por causa de suas posições políticas;
16% – entraram em grupo em redes sociais para discutir e divulgar ideias políticas parecidas com a sua;
14% – mudaram a foto do perfil para apoiar alguma causa política.

   O levantamento entrevistou 2.948 pessoas em 176 municípios em 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As respostas citadas se referem a comportamentos adotados nos últimos 12 meses, ou seja, de dezembro de 2018 a dezembro de 2019. Considera apenas quem tem conta em redes sociais.


Fake news

   O levantamento questionou: “As redes sociais servem mais para divulgar notícias falsas do que para informar as pessoas”.

59% – concordam;
37% – discordam;
4% – não sabem/não concordam nem discordam.

   O WhatsApp iniciou uma campanha publicitária no fim deste ano para combater o compartilhamento de notícias falsas. O app veiculou publicidade digital, impressa e em outdoores em todo o Brasil. A empresa declarou que a ação faz parte de 1 “esforço educacional de longo prazo para combater a desinformação”.


Blog Motiva Gente
Tecnologia do Blogger.