some text

Após PE detectar primeira transmissão comunitária, Caruaru tem novas medidas contra o coronavírus, inclusive fechamento de academias de ginástica, cinemas, teatros e casas de shows

Novas medidas ao combate do Covid-19 foram publicadas na terça-feira (17) pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A terceira Portaria publicada pela gestão municipal contém orientações e proibições no município após o estado detectar a primeira transmissão comunitária. Até a publicação desta matéria, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 19 casos da doença em Pernambuco.

De acordo com a prefeitura, as ações reforçam o primeiro decreto, que foi publicado no domingo (15), que definem as determinações do poder municipal na prevenção da doença. Conforme consta no boletim divulgado pela SES na terça, há 19 casos investigados no município, três foram descartados e nenhum foi confirmado.

O documento apresenta uma série de determinações que já estão sendo adotadas em várias partes do mundo, trazendo para a realidade local. De acordo com o Secretário de Saúde e coordenador do Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos, Francisco Santos, as medidas são fundamentais para a preservação da saúde da população.

“Cada novo ponto que acrescentamos, seja de suspensão, determinação ou recomendação, tudo é fundamentado em experiências reais. As pessoas precisam entender a gravidade do novo coronavírus e fazer a sua parte neste combate”, reforçou o secretário.

Mais duas definições interferem os serviços públicos, já a partir desta quarta-feira (18). De acordo com a Portaria, serão suspensas as audiências de conciliação e prazos do Procon municipal, além das reuniões de todos os Conselhos Municipais.

Entre as determinações, também a partir desta quarta, ficou definido o fechamento de academias de ginástica, cinemas, teatros e casas de show. Também haverá restrição de horário de atendimento ao público da Administração Municipal Direta e Indireta e Órgãos respectivos, das 7h às 13h. Por fim, o fechamento das quadras esportivas na Via Parque.

No conjunto de recomendações, a publicação restringe os atendimentos ambulatoriais não prioritários, na rede pública e privada, assim como as visitas aos hospitais públicos e privados. Como prioridades, ficaram definidos os atendimentos domiciliares de saúde aos idosos e a vacinação domiciliar de crianças e idosos. O secretário de saúde ainda reforça que todas essas ações foram cuidadosamente avaliadas, a fim de reduzir ao máximo os problemas causados pela doença na cidade.
Fonte: G1 Caruaru e Região
Tecnologia do Blogger.