Dois primeiros casos do novo coronavírus são confirmados em PE, diz Secretaria de Saúde

G1 Caruaru e Região
Os dois pacientes viajaram juntos para a Itália, segundo o governo estadual. Até o momento, não há casos confirmados de contaminação local em Pernambuco.

Os dois primeiros casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram confirmados em Pernambuco, ambos moradores do Recife que estiveram juntos na Itália, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (12). Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial de Covid-19, doença causada pelo vírus (veja vídeo acima).

O Ministério da Saúde contabiliza 60 casos pelo país, segundo balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (12). Esse número, porém, não leva em conta outros 19 casos já informados por outros órgãos. São eles os primeiros casos confirmados pela SES, outros 16 confirmados pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e o 3º caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde na Bahia, na quarta (11).

Além de Pernambuco, ao menos oito estados e o Distrito Federal já confirmaram casos da infecção. Nesta quinta-feira (12), foi publicada uma portaria do Ministério da Saúde que define como serão feitos o isolamento e a quarentena para enfrentar a pandemia no país.

Pernambuco confirmou dois casos do novo coronavírus; foto ilustrativa mostra adesivo com resultado positivo — Foto: Dado Ruvic/Reuters/ArquivoPernambuco confirmou dois casos do novo coronavírus; foto ilustrativa mostra adesivo com resultado positivo — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo
Pernambuco confirmou dois casos do novo coronavírus; foto ilustrativa mostra adesivo com resultado positivo — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo

As confirmações em Pernambuco ocorreram através de exames realizados no Instituto Evandro Chagas, do Pará. Os pacientes são uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife. Ambos apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.

De acordo com a SES, o homem está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o quadro de saúde é considerado estável. A notificação do casal foi feita no dia 5 de março.

"O fato de o senhor de 71 anos estar na UTI é porque ele apresentou febre. Por isso, achamos melhor colocá-lo numa unidade com maior monitoramento. Ele está estável, respirando espontaneamente", disse o infectologista Demétrius Montenegro.
Tecnologia do Blogger.