some text

Menina de um ano e sete meses morre com suspeita de coronavírus em Caruaru

Criança faleceu no mesmo dia em que deu entrada na UPA

Uma menina de um ano e sete meses morreu com suspeita do novo coronavírus (covid-19) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Rendeiras na última sexta-feira (17) com sintomas como cansaço, de acordo com a família.

"A menina chegou andando, pegada na mão da mãe, andando. Ela estava cansadinha, quando chegou lá, botaram a menina para a sala de raio X, isolaram, colheram sangue, e pediram para aguardar o exame", relatou a avó da criança, em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

Porém, no decorrer do dia, o quadro se agravou e a criança morreu. A avó da garota acredita que ela deveria ter sido transferida para o Hospital Mestre Vitalino, que é referência no tratamento da covid-19, e acredita que houve negligência por parte da unidade de saúde.

Entretanto, a diretora médica da UPA Rendeiras, Luciana Venâncio, explicou que o Mestre Vitalino é referência apenas para adultos, e que crianças devem ser transferidas para os hospitais Oswaldo Cruz ou Correia Picanço, que ficam no Recife.

De acordo com ela, a equipe da UPA chegou a tentar contato com a Central de Leitos, responsável por liberar a transferência, mas não conseguiu retorno. Foi neste momento que o quadro da menina se agravou.

Cronologia
De acordo com Venâncio, a menina deu entrada a unidade às 7h30 com lesões na cavidade oral e dispneia (desconforto respiratório). Após a saída do resultado do raio X do tórax e exame de sangue, a pediatra não constatou alterações. Como havia a suspeita da covid-19, a equipe tentou, das 12h30 à 13h20, contato com a Central de Leitos para fazer a transferência, sem sucesso.

A situação da criança se agravou e a médica a conduziu para a sala vermelha. Segundo a diretora da UPA, o clínico de plantão também seguiu para tentar salvar a menina. O oxigênio no sangue diminuiu e foi preciso entubá-la. Porém, às 13h20, a criança teve uma parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram por 2 horas fazer a ressuscitação, mas não conseguiram.

Além da evolução rápida, a falta de histórico de doença respiratória faz a equipe acreditar que trata-se de uma morte por coronavírus. Os exames foram colhidos e o resultado deve sair dentro de sete dias úteis. "Infelizmente foi uma fatalidade", lamentou a diretora da UPA, que fez um apelo para que as pessoas cumpram o isolamento social.

Até o domingo (19), Caruaru tinha 15 casos confirmados de coronavírus, com duas mortes. Outros 106 foram descartados e 78 estão em investigação.

Fonte: NE 10 Interior 
Tecnologia do Blogger.