some text

Falece Maestro Vavá da banda Filarmônica de Belo Jardim

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento do maestro Vavá Vieira da banda Filarmônica da cidade de Belo Jardim, no Agreste pernambucano

João Vieira de Souza (Vavá), filho de José Vieira de Souza (um dos maiores mestres que a Sociedade Cultural Musical São Sebastião já teve), nosso maior patrimônio, homem abnegado que não mediu esforços para educar e ensinar música aos alunos. esteve à frente da regência da Filarmônica desde 1989 onde ensinou voluntariamente por todo este tempo. Residiu na cidade de Jaboatão dos Guararapes desde 1956, onde quinzenalmente deslocava-se em seu veículo, colocando sua vida em risco, para vir repassar seus conhecimentos para seus alunos.

Nascido na cidade de Agrestina – PE em 21/02/1936, licenciado em Geografia pela UFPE, músico desde 1944 da Banda Euterpina em Agrestina – PE, daí em diante, passou por outras bandas, inclusive a Filarmônica São Sebastião, até retornar em 1989 para reger a Filarmônica São Sebastião.

As Orquestras de todo o país, como os músicos formados por ele estão enlutados com o seu falecimento.

O próprio Sesc Ler Belo Jardim realizou duas mostras musicais em homenagem ao maestro, uma em 2018 e a segunda edição 2019. O maestro Vavá Vieira, por mais de 20 anos conduziu a centenária Banda Filarmônica São Sebastião de Belo Jardim também foi homenageado na V Encontro de músicos de Belo Jardim.

A cidade é conhecida como a Terra dos Músicos e não é à toa, entre os nomes conhecidos estão o cantor e compositor Otto, o maestro Pachequinho, além do mestre Ulisses Lima que já foi homenageado no Jardim Cultural em 2013.


Blog Belo Jardim Sempre
Tecnologia do Blogger.