Diocese de Caruaru anuncia medidas para a retomada das celebrações religiosas

G1 Caruaru e Região


O bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy, realizou uma coletiva nesta segunda-feira (13) na qual explicou como será a regulação para a retomada das celebrações religiosas. “Mesmo que em uma quantidade reduzida de pessoas a graça do sacramento será distribuída a um número expressivo de fiéis”, disse o bispo.

Os sacerdotes devem realizar um maior número de celebrações, para que mais pessoas possam participar sem causar aglomerações. Entre as medidas adotadas está a redução no número de pessoas nos templos religiosos - a capacidade será reduzida para 30% das acomodações de cada igreja, respeitando a distância mínima de 1,5 metro.

Cada missa terá um agendamento prévio para a participação dos fiéis. Serão fixados nas igrejas cartazes orientando quanto às regras de higiene e de distanciamento entre as pessoas. Os fiéis serão incentivados a usar álcool gel 70%, luvas e máscaras de uso pessoal para as celebrações, além de passarem por aferição de temperatura na entrada dos templos religiosos.

As portas das igrejas devem ficar abertas e, se possível, distinguir as portas que servirão para a entrada e a saída dos fiéis e, com a instalação de indicadores de sentido único, evitando o cruzamento entre as pessoas. Durante as celebrações as pessoas devem ocupar os lugares previstos, mantendo o distanciamento.

Outras atividades pastorais, como retiros, encontros e reuniões não estão autorizados. Dom José Ruy pediu ainda que crianças de até 10 anos, idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e gestantes evitem sair de casa, e participem das celebrações através dos meios de comunicação.

Durante a pandemia, a comunhão eucarística será distribuída apenas na mão. Após a celebração, as igrejas vão passar pelo processo de higienização e arejamento, durante pelo menos 30 minutos.
Tecnologia do Blogger.