UnB começará fase de testes de vacina contra covid-19

Blog do Magno Martins


A Universidade de Brasília (UnB) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) marcaram a data de início dos testes da vacina contra a covid-19. O ensaio clínico vai começar na próxima quarta-feira (5), com dez pessoas vacinadas. Profissionais da área de saúde que trabalham com pacientes contaminados podem se inscrever como voluntários. Os testes vão continuar até alcançarem a meta de aproximadamente 850 participantes.

A vacina é produzida pela farmacêutica Sinovac Biotech, e o projeto é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Serão aplicadas duas doses, em um intervalo de 14 dias. Segundo o HUB, “os resultados apresentados na fase II de desenvolvimento foram considerados promissores e demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização”.

Uma infraestrutura foi montada no Hospital Universitário para receber os participantes, que vão ser atendidos por uma equipe multiprofissional, dedicadas inteiramente ao projeto. As inscrições para o voluntariado serão abertas na próxima semana, quando a UnB vai divulgar as orientações sobre as condições necessárias para participação.

Entre os principais critérios para realizar o teste, estão: trabalhar em serviço de saúde atendendo pessoas com covid-19, ser maior de 18 anos, não ter sofrido infecção assintomática ou a doença causada pelo novo coronavírus, apresentar condição de saúde normal e ter disponibilidade para realizar o acompanhamento periódico por um ano após a vacinação.
Tecnologia do Blogger.