5 lugares que você deve conhecer no Sertão Nordestino

Créditos: Blog Te Amo Caruaru
A região possui uma série de pontos turísticos de tirar o fôlego

Entre os muitos lugares que você deve ir para dizer que realmente conhece o Brasil, o sertão nordestino é um deles. Um dos locais mais importantes para a formação da cultura brasileira, além de toda a sua história, a região é famosa por seu clima árido e semiárido, oferecendo aos visitantes uma série de pontos turísticos de tirar o fôlego.
E dessa vez, a equipe da TE AMO CARUARU traz uma lista de 5 lugares que você deve conhecer no sertão nordestino. Confira a seguir uma lista de lugares imperdíveis para você conhecer a região.

Pico da Papagaio (PE)
Localizado no município de Triunfo (PE), com mais de 1200 metros, o Pico do Papagaio é um dos pontos mais altos de Pernambuco, do mirante a vista é belíssima, sendo possível avistar diversos municípios pernambucanos e até mesmo paraibanos: Triunfo (PE)Afogados da Ingazeira (PE)Flores (PE)Carnaíba (PE)Princesa Isabel (PB) e São José da Princesa (PB).
Devido à altitude, os termômetros já registraram 5ºC durante uma madrugada de inverno. O acesso ao mirante é uma tarefa árdua, porém compensadora, o percurso é feito por estrada de barro, em alguns trechos podem ser avistadas cercas de pedras, pequenos rios, plantações de café.
No cume do Pico do Papagaio, há uma estátua de uma tradicional Careta, figura carnavalesca própria de município, além de área de estacionamento, loja de artesanato e uma beleza estoteante, cercada por serras, muito verde e nuvens.
 Cânion do Xingó (SE e AL)
Na divisa entre Alagoas e Sergipe, perto do município de Canindé de São Francisco, o rio São Francisco passa pelas rochas formando o Cânion do Xingó. Uma das coisas que mais surpreendem os turistas nesse ponto é o contraste das pedras alaranjadas, com a água verde do rio.

Um passeio de barco pela localidade dura cerca de uma hora e conta com serviços como almoço e mergulho. O ano na região tem poucas chuvas e média alta de temperatura, que fica na casa dos 25,8ºC.
 Cabaceiras (PB)
Eis o lugar que todo produtor e amantes de cinema adora, Cabaceiras, no sertão da Paraíba, é o destino perfeito. Localizada a 166 km de João Pessoa, em pleno semiárido, e ficou famosa em todo o Brasil como cenário de mais de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, como ‘Cinemas, Aspirinas e Urubus’, ‘O Auto da Compadecida’ e ‘Canta Maria’. Daí o curioso título de ‘Roliúde nordestina’.
A cidade tem construções muito simpáticas e uma calmaria constante. Para os que querem mais, ainda há um lago com rochas de formato esférico e oval que intrigam a todos. A cidade está na caatinga brasileira, apresenta altas temperaturas durante o ano inteiro, da ordem dos 30ºC e poucas chuvas, somando apenas 350mm anualmente.
 Cratera da Panela (PE)
Localizada no município de Santa Cruz da Baixa Verde, a trilha para chegar à Cratera da Panela é de difícil acesso, porém a vista do lugar é compensatória, ela possui um diâmetro de 600 metros e uma profundidade de aproximadamente 120 metros, é um dos principais pontos turísticos do município.
Segundo estudiosos da área, a cratera se originou com a queda de um meteoro de aproximadamente 30 metros de diâmetro há cerca de 10 mil anos. É um lugar deveras interessante para visitar e apreciar.
 Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
Outra atração para turistas é o Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí. Criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.
O local contém a maior quantidade de desenhos rupestres juntos do mundo, que datam de 6 a 12 mil anos. Além disso, o furo no meio de uma das formações rochosas atrai a curiosidade de muitos. No semiárido Piauiense, as temperaturas são altas o ano inteiro, ultrapassando os 30ºC todos os meses, e com chuvas muito irregulares.
Se gostou, compartilhe com os seus amigos! 😘
Tecnologia do Blogger.