Fernando de Noronha adota o uso do aplicativo Dycovid no protocolo de reabertura do turismo no Arquipélago

TV MPPE 



O Aplicativo Dycovid, desenvolvido em parceria entre o MPLabs, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, tem como finalidade identificar, de forma anônima, o fluxo de transmissão do Coronavírus e notificar os usuários que tiverem contato com indivíduos que tiveram casos confirmados. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente através play.google.com/dycovid, está sendo adotado pela Administração de Fernando de Noronha como condicionante da reabertura do turismo de brasileiros e estrangeiros, visando à prevenção e à atuação na rápida identificação e controle de propagação do novo coronavírus em um dos principais pontos turísticos brasileiros.


Conforme publicizado, para quem deseja visitar o Arquipélago de Fernando de Noronha, a Administração publicou nas contas oficiais das redes sociais que “nesse momento, é preciso baixar o aplicativo Dycovid (...). Através dele será possível controlar a circulação do vírus na Ilha. Vamos seguir trabalhando para proteger a vida de todos”.


Para o secretário de Tecnologia & Inovação do MPPE, promotor de Justiça Antônio Rolemberg, o uso da aplicação Dycovid, como um regramento para a volta dos turistas no Arquipélago, “é um reconhecimento natural da importância dele para o mapeamento dos contatos e contenção da propagação do vírus. Uma solução pernambucana, oriunda de um ciclo de inovação do MPPE em parceria com a SES e o Porto Digital”. Destacou ainda que o app Dycovid “é a única solução não oriunda da Google ou da Apple que tem a averiguação de contatos através do bluetooth. A única que foi liberada pela Apple foi o Dycovid de Pernambuco. Isso reforça a importância que o MPPE, em escala internacional, tem no que tange à inovação no Brasil”. 


"Fomos convocados para enfrentar a pandemia, e junto com a SES, através do MPLabs, construímos uma ferramenta única e colocamos à disposição dos pernambucanos. O Governo do Estado também apoiou e acreditou em nossa iniciativa de Tecnologia para enfrentamento da crise que ali se iniciava”, reforçou o trabalho em equipe das instituições para apresentar soluções diante de um desafio de calamidade pública, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.


Dycovid - Dynamic Contact Tracing é uma solução que realiza contact tracing de forma digital e anônima a partir de um aplicativo instalado no celular dos cidadãos. Ele permite identificar o fluxo de contaminação do Covid-19, mapeando de forma automatizada como o vírus está passando de pessoa para pessoa. Os principais benefícios são: interromper a transmissão contínua e reduzir a propagação de uma infecção; alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção e oferecer aconselhamento preventivo ou cuidados profiláticos; oferecer diagnóstico, aconselhamento e tratamento a indivíduos já infectados; e aprender sobre a epidemiologia de uma doença em uma população específica.


“Dycovid foi a primeira aplicação de Contact Tracing do ocidente, que utilizou o mapeamento de contatos durante a pandemia”, ressaltou o secretário de Tecnologia e Inovação do MPPE. Os dados coletados do Dycovid alimentam o Ranking de Isolamento Social, que vem sendo disponibilizado pelo MPPE. Acesse: Painel de Isolamento

Tecnologia do Blogger.