some text

Tombamento do Museu Mestre Vitalino, em Caruaru, é deferido

G1 Caruaru e Região


A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco aceitou o pedido de Tombamento relativo à Casa Museu Mestre Vitalino, feito pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. O Museu se localiza no município de Caruaru, no Agreste, e vem apresentando risco de desabamento. O local é um patrimônio histórico do Estado e do Brasil, e representa um artista que retratou, no barro, o sentimento do povo do Nordeste.

O Museu é um espaço que abriga os artistas da família do Mestre Vitalino, mas está fechado desde o início da pandemia da Covid-19. As outras casas de artesanato de Caruaru já foram abertas, mas a de Vitalino, permanece fechada.

“Por isso, apresentamos o pedido de Tombamento, que foi aceito. Agora, vamos seguir os trâmites. Precisamos saber se a família vai concordar. Seja qual for o resultado, o importante é que esse patrimônio histórico, símbolo do Nordeste, seja preservado e cuidado”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificalção, Alberes Lopes.

Uma equipe técnica da GPCULT/Fundarpe vai produzir uma pesquisa longa com levantamento histórico, gráfico e fotográfico, objetivando o embasamento técnico e documental para o tombamento do bem em questão, lançando um parecer sobre o valor histórico cultural do mesmo, que é encaminhado ao CEC. Caso o pedido de tombamento receba parecer favorável do órgão, ele o emite o e encaminha à Secult-PE para conhecimento e encaminhamento ao governador do Estado.

Tecnologia do Blogger.