some text

Chega ao Recife avião com o primeiro lote de doses da vacina contra a Covid-19


O primeiro lote da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19, já está no Recife. O avião com as 270 mil unidades do imunizante pousou na capital pernambucana, na noite desta segunda (18). Elas serão aplicadas, em duas doses, em 129 mil pessoas de grupos prioritários.

A vacina chegou num Boeing 767 operado pela companhia aérea Latam, que transporta carga e passageiros. O avião saiu às 16h22 de Guarulhos, na Grande São Paulo, e pousou na capital pernambucana às 19h29.

Avião com vacinas chegou ao Recife na noite desta segunda (18) — Foto: Pedro Alves/G1

Avião com vacinas chegou ao Recife na noite desta segunda (18) — Foto: Pedro Alves/G1

O lote, depois de liberado no aeroporto, seguiu para a sede do Plano Nacional de Imunização em Pernambuco, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O transporte foi acompanhado pela Policia Federal (PF).

No local, as doses serão catalogadas, contabilizadas e separadas para serem enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco.

A previsão é de que as doses cheguem a todas as Geres em até 24 horas é que, assim, todos os municípios possam buscar as vacinas que lhe cabem.

Pernambuco recebe, na primeira remessa, 270 mil doses de vacina contra a Covid-19 — Foto: Latam/Divulgação

Pernambuco recebe, na primeira remessa, 270 mil doses de vacina contra a Covid-19 — Foto: Latam/Divulgação

A primeira pessoa a ser vacinada, em Pernambuco, deve ser um profissional de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos, suspeitos e confirmados, de coronavírus do estado.

O governo informou que as doses direcionadas a profissionais de saúde na ponta do tratamento da Covid-19 poderiam ser aplicadas durante diferentes turnos, nas unidades que funcionam com emergência 24 horas, por exemplo.

Durante todo o dia, o governo se reuniu com representantes dos municípios para definir a quantidade de vacinas enviadas a cada um deles é o esquema a ser utilizado em cada localidade.

Vacinas embarcam para o Recife, em voo da Latam, que também transportou passageiros — Foto: Latam/Divulgação

Vacinas embarcam para o Recife, em voo da Latam, que também transportou passageiros — Foto: Latam/Divulgação

Vacinação no Recife

O Centro Médico Ermírio de Morais, na Avenida 17 de Agosto, vai funcionar como unidade de distribuição da CoronaVac no Recife. "O que vai determinar o ritmo da vacinação vai ser a chegada das vacinas, o envio das vacinas por parte do Ministério", afirmou o secretário de Planejamento do município, Felipe Matos.

A capital pernambucana deve receber 67 mil doses do imunizante nessa primeira etapa. Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, 13 equipes volantes serão responsáveis por vacinar o público prioritário. "À medida que as vacinas forem chegando ao Recife, vamos expandindo", explicou.

O prefeito João Campos (PSB) disse que as equipes volantes começam o trabalho de vacinação na terça-feira (19). "A partir de amanhã começam as 13 equipes volantes da Secretaria de Saúde, andando nos hospitais e nas emergências, coordenando a vacinação dos profissionais de saúde. Hoje é um dia que a gente celebra mais uma vez a vida e a ciência", declarou.

"A primeira vacina de Pernambuco será no Recife, no Hospital Oswaldo Cruz, com os trabalhadores da saúde que, desde o início da pandemia, estão ajudando a salvar vidas e, com muita coragem, estão na linha de frente desta pandemia. Ainda hoje o governador Paulo Câmara vai participar desse momento, e a primeira vacina será aplicada no Recife", afirmou o prefeito.


Fonte: G1 Pernambuco

Tecnologia do Blogger.