some text

Os 5 erros de currículo mais repetidos que podem excluir você em um segundo

Blog do Samarone


Quer tenha acabado de entrar no mundo do trabalho, quer tenha anos de experiência, ninguém está isento de cometer estes 5 erros.

Você pode até estar comprometendo suas habilidades e conhecimentos por não prestar atenção à sua apresentação para uma nova oportunidade de trabalho.

Além de examinar questões típicas de entrevistas de emprego, você deve revisar – e, se possível, pedir a um amigo para revisar – seu currículo.

Eles podem ser incorridos tantos por pessoas com uma longa carreira, como também por recém-formados, porém não são difíceis de identificar.


1. Currículo bagunçado

Mesmo sendo um currículo criativo, ele deve seguir uma estrutura ordenada onde você expõe seus anos de escolaridade, experiência de trabalho ou outras habilidades.

Procure ser claro, sem sobrecarregar o seu design com cores, respeitando as margens, os tamanhos das fontes e, se possível, salve-o em formatos que preservem o seu design ao enviá-lo para outra pessoa – por exemplo, em PDF.

Evite que a primeira coisa que uma pessoa que não te conhece perceba que você não cuida de sua própria apresentação. Esta será sua primeira carta.


2. Inclua informações confidenciais

Sua carteira de clientes, contatos ou ajustes de contas com outras empresas não são necessárias para o seu recrutador saber ou, em vez disso, a equipe de recursos humanos da empresa em que você se candidata para um trabalho.

Na verdade, isso pode ser ilegal. Por exemplo, se você é um consultor, profissional de saúde ou professor, não deve fornecer dados pessoais de pessoas com quem já trabalhou.

Além disso, a menos que eles façam perguntas incômodas, é essencial que você conte sua vida privada em sua descrição.


3. Erros tipográficos

É necessário ter tempo para cuidar de seu currículo e evitar qualquer falta de ortografia ou digitação.

Se você está cansado de ler, como pode acontecer ao entregar um relatório ou e-mail, peça a um colega ou amigo que leia para você.

Uma dica eficiente é  ler o currículo de baixo para cima, pois assim você pode ver cada linha isoladamente e ainda assim fazer sentido.


4. Muito longo

Quando for desenvolver seu currículo, pergunte-se o que é mais importante em sua carreira e o que vale a pena destacar para essa posição – porque nem todas as empresas ou empregos exigem a mesma coisa.

Sendo assim, seu currículo deve ocupar no máximo uma página a cada 10 anos de experiência.

Os recrutadores querem ver por que é você quem merece aquele lugar e não outro. Na entrevista você terá tempo para contar suas melhores anedotas e realizações.


5. Mentiras

É preciso ter bastante atenção para este ponto. Mentir no seu currículo – e mesmo que não seja descoberto pela empresa que vai contratá-lo – é um NÃO imediato ao seu pedido.

Seja honesto, claro e conciso. Se não for essa oportunidade, eles vão contar com você para a próxima. Mas se você cometer um desses erros, eles nunca mais vão ligar para você.

Tecnologia do Blogger.