some text

Filmes da Mostra de Cinema Poesia na Tela estão disponíveis amanhã (21)

Evento vai disponibilizar 33 filmes produzidos no Interior pernambucano

Claudio Rodrigues (Staff Comunicação)



Começa nesta quarta-feira (21) a 6ª edição da Mostra de Cinema Poesia na Tela que, pela primeira vez, será realizada de forma virtual por causa da pandemia da Covid-19. Até o dia 23 de abril será possível conferir, gratuitamente, os títulos que estão no site https://poesianatela.com.br. Além da exibição de filmes via streaming, o evento conta com oficinas e com uma mesa de glosa.

Os filmes estão divididos em quatro mostras. Tem a de Longas Metragens com dois trabalhos, um deles é o Bem Virá, de Wilma Queiroz, primeiro longa dirigido por uma mulher no Sertão. Na Mostra Homenageada Odília Nunes estão títulos com a participação da atriz. Em Poesia para Todas as Telas, estão os filmes que têm ligação com a poesia feita na região ou documentam a vida de poetisas e poetas. Do Pajeú para Todas as Telas é a quarta mostra e é a que reúne obras produzidas no Sertão do Pajeú.

Neste ano, o Poesia na Tela presta homenagem Odília Nunes, atriz de teatro e cinema, diretora teatral, dramaturga, cordelista e produtora cultural. Ela nasceu em São José do Egito, começou a carreira artística em Tuparetama e hoje mora em Ingazeira. Ela será homenageada no encerramento da mostra com uma Mesa de Glosas Feminina. “É uma das atrações mais esperadas quando tem ela dentro da programação de um determinado festival. Os poetas e poetisas, que fazem parte da mesa, fazem a poesia através de um mote que é dado na hora. E eles não têm auxílio de nenhum instrumento”, explicou a poetisa Dayane Rocha que participará da mesa de glosas juntamente com Elenilda Amaral, Francisca Araújo, Erivoneide Amaral e Isabelly Moreira. A atração será na sexta (23), às 19h, com transmissão pelo canal do Youtube do evento.

Oficinas – Em 2021 o Poesia na Tela está com três formações virtuais. Uma começou no início do mês, a Documentando com Marlom Meirelles, e termina hoje (20). Durante a Mostra, outras duas serão realizadas. Poema em Movimento: os caminhos da Videopoesia, com Eva Jofilson, que une literatura e imagem audiovisual. Eram 25 vagas, mas tiveram 66 inscritos de 11 estados do Brasil. Ao final, 35 pessoas vão conseguir participar.

A terceira oficina é Um Passeio pela Poesia Pajeuzeira, com Dulce Lima e Dedé Monteiro, que abordará diversos estilos poéticos praticados no Sertão do Pajeú. A grande maioria de inscritos é da região do Pajeú e o número de vagas também foi ampliado, contemplando quem fez inscrição, passando de 20 para 33. “Muito feliz com a receptividade que as oficinas tiveram pelo público que se inscreveu. A gente viu um pessoal muito bacana de experiências e de expectativa com essas formações” disse Amanda Ramos coordenadora pedagógica do evento.
Tecnologia do Blogger.