some text

Onze partidos fecham posição contra voto impresso

Blog do Magno Martins


Presidentes de 11 partidos se reuniram virtualmente na manhã d
este sábado (26
) e decidiram externar uma posição a favor do sistema atual de votação, pela urna eletrônica, e contra a proposta do voto impresso auditável que tramita na Câmara dos Deputados. As informações são do Poder360.

“Somos a favor da manutenção do sistema atual, não é ser contra o voto impresso. Mas não tem porque mudar o sistema. Quem defende alterar, está querendo perturbar“, disse Roberto Freire, presidente do Cidadania, ao Poder360. De acordo com ele, a reunião foi marcada para se tirar um apoio suprapartidário ao uso da urna eletrônica.

Segundo Bruno Araújo, presidente do PSDB, o grupo firmou posição para “sintonizar pela proteção à confiança do sistema de votação e apuração eletrônica brasileira“. “Foi uma reunião de muita representatividade política e demonstra assim uma maturidade pela proteção institucional do sistema eleitoral brasileiro“, afirmou.

Eis os presidentes dos 11 partidos que participaram do encontro por videoconferência (em ordem alfabética): ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Ciro Nogueira (PP), Gilberto Kassab (PSD), Luciano Bivar (PSL), Luis Tibé (Avante), Marcos Pereira (Republicanos), Paulo Pereira da Silva (Solidariedade), Roberto Freire (Cidadania) e Valdemar Costa Neto (PL). As siglas reúnem 326 deputados, o equivalente a 63,54% da Câmara.

Embora tenha reunido partidos aliados ao governo e independentes, Freire disse que a decisão foi unânime. “Esse foi um ponto comum muito interessante. O clima foi muito bom, mesmo entre adversários políticos, o que é muito bom para a democracia”, disse. Reuniões com o mesmo propósito devem ser marcadas com outros partidos nos próximos dias.

As legendas também devem procurar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para estreitar a relação com as siglas, tendo em vista as eleições do ano que vem.

Neste sábado, o ministro afirmou que o voto impresso criará insegurança às eleições. “Vão pedir recontagem. Vai dar defasagem entre os votos. Não tem como não dar com esse volume de votos. Vão questionar e judicializar com pedido de fraude. Na recontagem, vai sumir voto, aparecer voto. Isso tudo vai diminuir a segurança”, disse. Ele participou de uma live com o grupo Prerrogativas, que reúne advogados.

O voto impresso é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro. Ele diz que, se a mudança no sistema de votação não for aprovada pela Câmara a tempo de valer para 2022, as chances de haver fraudes nas eleições são grandes. Nesta 6ª feira (25.jun.2021) ele disse ter acertado com o ministro Paulo Guedes (Economia) a destinação de R$ 2 bilhões para uma futura implantação do voto impresso auditável no Brasil.

“Se o Congresso promulgar, teremos voto impresso em 2022. Os 2 bilhões, já falei para o Paulo Guedes, está garantido (sic)”, disse o chefe do Executivo a jornalistas em Sorocaba (SP), onde inaugurou um Centro de Excelência em Tecnologia.

A comissão especial que analisa o projeto do voto impresso na Câmara tem reuniões marcadas para a próxima semana para avaliar a proposta. Os 11 partidos que se manifestaram neste sábado contra ela têm, juntos, 19 dos 33 integrantes da comissão.

BARROSO: ‘SATISFAÇÃO’

Em mensagem enviada ao Poder360, o presidente do TSE se disse satisfeito com o posicionamento dos partidos. Crítico frequente do voto impresso, Barroso diz que o Congresso é o lugar adequado para que o tema seja debatido.

“Como tenho dito desde o começo, esse é um tema político e o lugar certo para o debate é o Congresso Nacional”, afirmou o magistrado. “No TSE, temos trabalhado para apontar os riscos de quebra de sigilo, fraude e confusão que o voto impresso pode trazer. Recebo com satisfação a manifestação dos partidos e continuo à disposição para mostrar a segurança, transparência e auditabilidade do sistema brasileiro de votação eletrônica”.
Tecnologia do Blogger.