some text

O protagonismo de mulheres negras e indígenas na cultura brasileira é tema do Identidade Brasilis


O Projeto Identidade Brasilis do Sesc apresenta a programação que será realizada em Pernambuco a partir desta segunda-feira (30/08). São Lourenço da Mata, Belo Jardim e Goiana são as cidades que vão receber as atividades que incluem minicursos, rodas de conversas e debates. O projeto se constitui na defesa de uma ação afirmativa e formativa por meio da produção artístico-cultural de pessoas negras e indígenas e pessoas não negras e não indígenas e tem seu propósito centrado na produção de ações, com foco na mediação de saberes e conhecimentos desses dois grupos étnicos.

“Esse ano a diretriz nacional do projeto é trabalhar a presença feminina no contexto das identidades étnico-raciais no Brasil, estabelecendo assim, uma relação de troca de saberes e experiências. E Pernambuco costurou essas referências nas três cidades onde serão realizadas as atividades”, destaca Valkiria Porto, professora de Artes do Sesc.

Em São Lourenço da Mata, o minicurso “A Narrativa Feminina nas Literaturas Africanas, Negro–brasileiras e Indígenas”, acontece de 30/08 a 28/09. Será dividido em quatro eixos temáticos, com encontros virtuais nas segundas e quartas, das 19h às 21h, e destinado a professores, bibliotecários, mediadores de leitura e demais simpatizantes pelo tema. Os encontros serão pelas plataformas Gloogle Meet e Google Classroom e as inscrições gratuitas são feitas no site do Sesc PE (http://cursos.sescpe.com.br).

O primeiro será nos dias 30/08 e 1º/09: “Introdução à mediação de leitura decolonial”, com Franciele Garcês, bibliotecária e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG. Nos dias 13 e 15 de setembro, tem o segundo: “A Mulher na Literatura Africana”, com a professora Doutora em Teoria da Literatura pela UFPE Iaranda Barbosa, que também é escritora e crítica literária. “A mulher na literatura negro-brasileira” é o assunto do terceiro eixo temático com Odailta Alves, professora Mestra em Linguística pela UFPE, escritora, educadora e atriz. O minicurso termina nos dias 27 e 29 com “A mulher na narrativa indígena”, ministrado por Aline Rochedo Pachamama Churiah Puri, historiadora, escritora, ilustradora e Doutora em História Cultural pela UFRJ. 

De Goiana, a programação conta com uma conversa virtual sobre “Trajetórias de Lutas e Resistências Femininas na História”, entre Dadá Quilombola, representante do Quilombo Povoação de São Lourenço e a produtora cultural e audiovisual, fotógrafa e pesquisadora Gabriela Monteiro, no dia 11 de setembro, às 20h, com transmissão pelo canal do Sesc PE no Youtube. Ainda tem uma atividade presencial para os alunos do Ensino Fundamental do Sesc da cidade no dia 20 de setembro. Trata-se da palestra “(RE)Existência do território Quilombola: De Tereza de Benguela aos dias atuais”, com Dadá Quilombola e mediação dos professores de Literatura, História e Geografia da unidade. Tem ainda a apresentação do Coco Quilombola, grupo de samba de Coco tradicional da Mata Norte do Estado.

Em Belo Jardim, serão duas atividades em setembro. A primeira é a roda de conversa “O protagonismo feminino nas comunidades remanescentes”, com Elaine Lima, representante do Quilombo do Barro Branco de Belo Jardim, e Valdeane Macena, que faz parte do Quilombo Negro do Osso, de Pesqueira, e acontece no dia 22, às 19h, com transmissão pelo canal oficial do Sesc Pernambuco no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco). A segunda é no dia 29, às 14h: a roda de saberes “Vivência afetiva - A mística da ancestralidade a partir das plantas medicinais”, com Clea Santos, da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, que será realizada na Comunidade Quilombola do Barro Branco. 

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte.

Tecnologia do Blogger.