some text

Pedido de impeachment de ministros deve aumentar tensões nessa semana


Coluna do Diego Lagedo: O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai apresentar dois pedidos de impeachment no Senado Federal contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é o responsável por instaurar o processo.

Sem dúvidas, o embate entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros do STF deve envolver também os deputados e senadores em uma trama que envolve política e instabilidade institucional. Interlocutores do presidente do Senado temem que o presidente Jair Bolsonaro queira enviar os pedidos de impeachment pessoalmente no Congresso e que o faça durante alguma sessão do Senado, para que Pacheco não possa fugir do encontro.

A probabilidade desse processo de impeachment ser instaurado nesse momento é quase nula, mas ele tem um peso político e simbólico muito forte na relação entre os três poderes.

Câmara: Diante das tensões entre o Poder Executivo e o Judiciário, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que é defensor da harmonia entre os três poderes. A mensagem pode significar que ele não irá apoiar o presidente Jair Bolsonaro, mas que também não irá colocar em pauta um dos pedidos de impeachment do próprio presidente.

Mendonça: O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) criticou o encontro de Lula (PT) com Paulo Câmara (PSB) e João Campos (PSB) no Recife: “Eu dizia na campanha que PT e PSB eram a mesma coisa. Está aí a prova do que eu dizia: PT e PSB juntos e misturados no Palácio do Governo. Paulo Câmara, João Campos e Lula, uma aliança que dura 20 anos no Recife e 16 anos em Pernambuco”.

Forças Armadas: O presidente Jair Bolsonaro prestigiou os exercícios militares da Operação Formosa 2021. Foi para convidar Bolsonaro para esse evento que os blindados se dirigiram a Brasília no dia da votação da PEC do Voto Impresso e causaram alvoroço na esquerda.

Diego Lagedo é historiador e especialista em Gestão Pública. A sua coluna aborda temas políticos e é publicada de segunda a sábado, sendo replicada em diversos blogs de Pernambuco.

Fonte Pernambuco em Pauta

Tecnologia do Blogger.