some text

Sesi e Senac abrem 700 vagas para cursos de qualificação gratuitos em várias cidades de Pernambuco


No Senac as inscrições, pela internet, seguem até o dia 6 de outubro. No Sesi, é possível se inscrever até o dia 15 do mesmo mês, também pela rede mundial de computadores.

Os interessados em fazer cursos gratuitos de qualificação profissional contam com 700 vagas abertas por instituições do Sistema S, em Pernambuco. São 200 oportunidades no Serviço Social da Indústria (Sesi) e 500 disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Nesta sexta (1º), o Senac lançou edital do programa de gratuidade (PSG). As inscrições, pela internet, já estão abertas. Elas seguem até seguem a quarta (6).

O resultado dos aprovados será divulgado na quinta (7). As matrículas poderão ser realizadas na quinta e na sexta (8), de forma presencial, nas cidades onde são ministrados os cursos.

Há vagas em Paulista e Ipojuca, no Grande Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, Caruaru, Surubim, Garanhuns e Tacaimbó, no Agreste, além de Petrolina, Araripina e Dormentes, no Sertão.

Há oportunidades para qualificação como cuidador de Idoso, em Surubim, e para os cursos de estratégias de inovação em compras e vendas, nos demais municípios.

Para concorrer, os alunos devem comprovar que têm renda familiar, por pessoa, de até dois salários mínimos e habilidade para a atividade escolhida.

Também é necessário ter ensino fundamental completo. Para as aulas de estratégias de inovação em compras e vendas, a idade mínima é de 16 anos. Para cuidador de idoso é preciso ter a partir de 18 anos.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

As aulas terão início, em todas as turmas, no dia 13 de outubro. A duração é de aproximadamente dois meses.

As cargas-horárias serão de 160 horas para o curso de cuidador de idoso e de 180 horas para o de estratégias de inovação em compras e vendas.

A maioria das aulas acontecerá presencialmente, com protocolos de distanciamento e biossegurança, por causa da pandemia.

Em Tacaimbó e em Arapipina e para a turma de inovação em compras e vendas, em Surubim, as atividades serão remotas.

Sesi

Também nesta sexta, o Sesi abriu dois cursos gratuitos a distância. São 100 vagas para “administrando seu dinheiro” e outras 100 para “comunicação no foco organizacional”.

As inscrições podem ser feitas, pela internet, até o dia 15 de outubro ou até as vagas serem preenchidas. É preciso ter, no mínimo, 16 anos, e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática.

Após a confirmação da matrícula, o estudante tem 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado.

Segundo a instituição, o curso “administrando seu dinheiro” pretende conscientizar os alunos sobre a importância de administrar as finanças pessoais e familiares de forma adequada, “prevenindo-se de possíveis transtornos decorrentes da má gestão de dinheiro”.

Entre as temáticas trabalhadas, estão: como evitar dívidas e sair delas; planejamento pessoal; planejamento familiar; planejamento com renda variável; como elaborar um orçamento financeiro; consumidor consciente; e formas de investimento.

O curso de “comunicação com foco organizacional” vai mostrar aos alunos conhecimentos básicos sobre a comunicação nas situações do ambiente organizacional, “considerando as demandas de trabalho e as interações com as pessoas”.

No conteúdo programático, estão: o que é comunicação e qual sua importância; comunicação e as suas formas de abordagem; gestão e comunicação; relações entre comunicação, trabalho e aprendizagem; comunicação com excelência; e estratégias para melhoria da comunicação no trabalho.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Após cumprir a carga horária total do curso escolhido, o estudante participará de uma avaliação na plataforma educacional. Se alcançar 70 pontos ou mais no exame, receberá o certificado de conclusão.

G1 Caruaru

Tecnologia do Blogger.