some text

Diretor da Anvisa alerta: “momento ainda é de cautela”


O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Machado Campos, superior da área técnica de Portos, Aeroportos e Fronteiras, conversou nesta segunda-feira (22) com o Blog do Alberes Xavier. Durante a entrevista, o diretor lembrou que o momento ainda é de cautela e usou o exemplo da Europa para servir de alerta para o Brasil.

No ‘Velho Continente’ vários países, após um período de flexibilização, voltaram a decretar lockdown ou fecharam parcialmente algumas atividades econômicas. Mesmo com uma boa porcentagem da população vacinada contra a covid-19, o número de infectados segue subindo em alguns locais. A quantidade de mortes, até o momento, ainda não apresenta a mesma curva.

“O momento ainda é de cautela. O mundo é um grande laboratório. Hoje, os países se entreolham para acompanhar uns aos outros e o que nós estamos vendo na Europa nos traz um olhar de precaução. Olhar de cautela dando conta de que a gente ainda precisa ter muito cuidado com decisões de ordem sanitária com impacto na vida das pessoas”, disse.

Mesmo sabendo dos perigos apresentados pelo novo coronavírus, Alex Campos não desprezou o fato de que a economia precisa dar sinais de melhora. “É verdade que as pessoas, a sociedade e a economia precisam retomar suas atividades. Eu acho que isso é indiscutível, mas não se pode confundir a retomada da atividade (com protocolo sanitário) com fim da pandemia”, alertou.

“A pandemia ainda não acabou. O mundo está vivenciando isso, ainda de uma maneira muito dura. Há lugares do mundo que as pessoas ainda não tomaram vacina”, lembrou Alex.

Por Alberes Xavier

Tecnologia do Blogger.