some text

FMI fecha escritório no Brasil após críticas de Paulo Guedes


Um dia depois de ser alvo de críticas do ministro da Economia, Paulo Guedes, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira (16), que vai fechar seu escritório no Brasil em 30 de junho de 2022. A informação foi confirmada ao jornal Estado de São Paulo.

Na última quarta (15), em encontro com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Guedes criticou as previsões de crescimento econômico feitas pelo FMI e declarou que estava “dispensando” o órgão. “Dissemos para eles fazerem previsão em outro lugar”, disse Guedes.

O órgão internacional, no entanto, indica que pretende manter uma boa relação com o governo brasileiro. “Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue, à medida que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica”, diz a nota do FMI.

Guedes criticou sobretudo a previsão de retração próxima a 10% do Produto Interno Brasileiro (PIB) brasileiro em 2020 – a queda foi de 3,9%.

O FMI foi criado em 1945, após a Segunda Guerra, e reúne 190 países membros. O escritório em Brasília foi aberto em 1999, quando o Brasil ainda recorria aos empréstimos do órgão para conseguir liquidez internacional. A dívida do FMI com o Brasil foi encerrada em 2005.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

Tecnologia do Blogger.