some text

13º salário do INSS vai ser antecipado em 2022? Confira


Nos últimos dois anos o 13º salário dos aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), veio a ser antecipado em decorrência da pandemia da Covid-19. Entretanto, para este ano, muitos segurados estão se questionando quanto à antecipação do benefício também para 2022.

13º salário será antecipado?

Em 2020 o 13º salário do INSS foi antecipado devido à primeira onda da pandemia da Covid-19, onde as datas de pagamento das duas parcelas aconteceram entre os meses de abril a junho.

Já em 2021, o 13º salário do INSS foi antecipado também devido a uma nova onda da pandemia da Covid-19, onde o benefício teve suas datas antecipadas com pagamentos entre os meses de maio a julho.

Todavia, até o momento em 2022, não se tem declarado uma nova onda da pandemia, sendo assim, até o momento não vê necessidade de realizar uma nova antecipação nos pagamentos do 13º salário aos aposentados e pensionistas.

13º salário já tem data para ser pago em 2022

Por outro lado, os aposentados e pensionistas já podem começar a se preparar, isso porque as datas de pagamento do benefício para este ano já estão definidas.

A definição do novo calendário de pagamentos ocorreu ainda em 2020 através do Decreto 10.410 publicado pelo governo naquele período, onde as datas de pagamento para a primeira e segunda parcela já estão definidas.

O Decreto determina que o pagamento do 13º salário dos segurados do INSS deva ocorrer junto a folha de pagamentos do benefício mensal dos seguintes meses:

Primeira parcela, na folha de pagamento de agosto;

Segunda parcela, na folha de pagamentos de novembro.

Ordem dos pagamentos

No calendário de pagamentos do INSS, primeiro recebem os segurados que ganham até um salário, prioritariamente. Já os segurados que recebem acima deste valor, são pagos logo em seguida.

Os pagamentos vão ocorrer em dias úteis para que não ocorra nenhum problema quanto a data de recebimento. Caso o intervalo de dias possua um feriado, o pagamento é feito no próximo dia útil.

Além do recebimento que se distingue de quem recebe primeiro ou depois, os segurados do INSS precisam respeitar outra regra para recebimento, sendo a divisão do cronograma por meio do número do benefício final dos segurados.

O crédito dos valores será realizado diretamente na conta-corrente indicada pelo segurado ou via cartão magnético. Todavia, cada cartão tem uma sequência numérica única, e é através deste número que ocorre o agrupamento dos benefícios que são especificados no calendário de pagamentos do INSS.

A numeração é composta por nove dígitos e a tabela utiliza o penúltimo número como base para definir o calendário. Por exemplo, o segurado com número de benefício 000.111.112-3, o número final do benefício no calendário é o 2.

Calendário de pagamentos do 13º salário

Com base na folha de pagamentos do mês de agosto e novembro, confira a seguir as datas de pagamento do 13º salário para os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS com direito ao benefício:

Para quem ganha um salário mínimo:

Benefício final 1ª parcela 2ª parcela

1                 25/ago             24/nov

2                 26/ago         25/nov

3                 29/ago         28/nov 

4                 30/ago         29/nov

5                 31/ago         30/nov

6                 01/set         01/dez

7                 02/set         02/dez

8                 05/set         05/dez

9                 06/set         06/dez

0                 08/set         07/dez


Fonte: Jornal Contábil

Tecnologia do Blogger.