some text

Pela primeira vez, o carro mais vendido da Europa foi um elétrico


Pela primeira vez na história, o carro mais vendido da Europa foi um elétrico. Mais do que isso, também foi o primeiro carro produzido fora do continente europeu esta alcançar a posição. O feito foi conquistado pela Tesla com o Model 3, que ficou à frente, no último mês de setembro, de modelos tradicionalmente líderes, como Renault Clio e Volkswagen Golf.

De acordo com números da consultoria Jato Dynamics, o Model 3 viu suas vendas crescerem 58% em setembro deste ano quando comparadas ao mesmo mês do ano passado, representando 24.591 unidades vendidas. O número é quase 26% maior do que o do segundo colocado, o Renault Clio, que emplacou 18.264 unidades em uma queda de 23% em relação a setembro de 2020. 


Até a décima colocação, além do Tesla, apenas o Hyundai Tucson teve aumento nas vendas, com 40% de acréscimo. Todos os demais registraram queda em relação ao mesmo período do ano passado, sendo o Volkswagen Golf o mais prejudicado, com 39% a menos. O hatch alemão ficou em quarto lugar, com 17.507 unidades vendidas em toda a Europa, logo atrás do Dacia Sandero, com 17.988. 


Segundo a Bloomberg, as vendas de veículos elétricos e híbridos representaram 23% das vendas de automóveis na Europa em setembro, praticamente o dobro da proporção no período em 2020 — isso mesmo com uma retração de 25% das vendas gerais no continente, como efeito da crise dos semicondutores. Ou seja, mesmo com o mercado em queda, o segmento dos elétricos ganha força. 


Entre os modelos elétricos, a Tesla conquistou, além da liderança, também o segundo lugar com o SUV Model Y. Em seguida, estão o Volkswagen ID.3 (que deve chegar em breve ao Brasil) e o Renault Zoe, este com queda de 40% nos resultados. 

Fonte: Quatro Rodas

Tecnologia do Blogger.