some text

Saiba Quais Despesas Podem Ser Deduzidas no Cálculo do Imposto de Renda 2022


Quando falamos na declaração do imposto de renda da pessoa física(IRPF), logo após pensamos nas despesas que serão deduzidas da base de cálculo. Mas você sabe realmente o que pode ser deduzido e qual o limite de deduções dessas despesas? Preparamos para você uma lista das despesas que são dedutíveis no momento da declaração, confira logo abaixo.

Despesas com Educação

Podem ser deduzidos gastos com educação infantil como creches e pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, superior, pós-graduação, mestrado, doutorado, especialização, ensino técnico e tecnológico. Não podem ser deduzidos despesas com viagens escolares e fardamentos de dependentes, assim como academias esportivas, cursos de inglês e para concursos.

Dependentes

Alguns exemplos de dependentes que podem ser adicionados na declaração são: os filhos, companheiros, enteados, país e avós de acordo com a normal legal. É garantido como limite de dedução o valor de R$ 2.275,08 na base de cálculo. Filhos e enteados podem ser dependentes ate 21 anos de idade, ou 24 anos para estudantes.

Despesas com Saúde

Os valores pagos com planos de saúde, consultas, internações, psicólogos dentistas (com exceção do clareamento dental), exames, fisioterapia, sejam do declarante ou dependentes são dedutíveis. Importante lembrar que gastos com saúde não tem limite máximo de dedução.

Pensão Alimentícia

O valor pago da pensão é deduzido apenas se for estabelecido por decisão judicial. E o valor que for deduzido deve ser determinado pela justiça.

Previdência Privada

Se você tem um plano previdenciário, pode ser deduzido 12% da renda bruta anual na declaração se for PGBL( Plano Gerador de Benefício Livre), contudo se o plano for VGBL(Vida Gerador de Benefício Livre)  não há possibilidade de dedução.

Fonte: Site Ramalho Contabilidade

Tecnologia do Blogger.