some text

Comércio varejista de Pernambuco cresce 2,5% em vendas


O comércio varejista de Pernambuco registrou alta de 2,5% em suas vendas entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O Estado apresentou o terceiro melhor desempenho do país, ficando atrás apenas dos crescimentos de Alagoas (2,8%) e Rio de Janeiro (3,0%). Já o Brasil obteve queda de 0,4%. Os números são referentes a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IGBE e analisada pela Fecomércio-PE, e foram divulgados nesta segunda-feira (14). 

Apesar do avanço, o volume de vendas ainda mostra um nível de atividade menor comparado ao nível pré-pandemia e, principalmente, ao 2º semestre de 2020 e 1º semestre de 2021, quando o país contava com o auxílio emergencial e o isolamento social mais rígido, o que, segundo o Fecomércio-PE, favoreceram o consumo das famílias em alimentação, higiene e medicamentos e itens para o lar, como eletrodomésticos. Comparado a janeiro de 2021, houve retração de 7,6% . Na média nacional, a queda foi de 1,9%.

Já nos 12 meses encerrados em janeiro, comparados aos 12 meses anteriores, Pernambuco acumula crescimento de 0,5% em volume de vendas, atrás da média nacional (1,3%). Apesar do tímido crescimento, o estado pernambucano fica à frente da maioria dos estados no Nordeste, atrás apenas do Piauí (9,5%) e seguido por Alagoas, que teve variação de -0,5%.

No acumulado do comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e os segmentos de ‘Material de construção’ e de ‘Veículos, motocicletas, partes e peças’, houve aumento de 3,7% nas vendas em janeiro com relação ao mês de dezembro. No Brasil, a variação foi de -0,3%. Na comparação anual, com janeiro de 2021, Pernambuco alcançou o segundo melhor resultado, com variação de 15,4% no volume de vendas, atrás apenas do Amazonas, onde o varejo ampliado registrou +34,7%, enquanto a média nacional recuou 1,5%. Já  no acumulado de 12 meses, o estado pernambucano registrou crescimento de 19,1%, o maior entre todas as unidades da federação.

Com relação aos segmentos que compõem o varejo ampliado, o resultado em janeiro de 2022 comparado a janeiro de 2021 foi positivo em apenas quatro deles: "Farmácias, artigos médicos, perfumaria e cosméticos", devido ao aumento na busca por medicamentos e testes; "Livraria e papelaria e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação", influenciado pela retomada das escolas e pela vacinação de crianças e adolescentes; e "Veículos, motocicletas, partes e peças". Também se destacaram: "Tecidos, vestuário e calçados" e "Outros artigos de uso pessoal e doméstico".

Fonte: Diario de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.