some text

Pernambuco lança programa para prevenir e mitigar crimes de proximidade


Com o objetivo de ampliar o serviço de mediação de conflitos, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (3), o Programa Mediar, que visa a prevenir e mitigar a ocorrência dos crimes de proximidade, que são aqueles que ocorrem entre pessoas que convivem e enfrentam desentendimentos por algum tempo.

Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides explicou que o Programa Mediar é uma ampliação natural do serviço de Mediação de Conflitos, que já existia no Estado.

"Vamos tornar a mediação de conflitos um serviço itinerante, que vai circular em áreas específicas em que isso tem sido reincidente", disse. "Esse serviço é destinado para aqueles conflitos que podem ser resolvidos sem a necessidade de delegacia ou justiça", explicou Cloves.

Com investimento da ordem dos R$ 6,4 milhões, o programa contará com seis veículos, entre vans e e micro-ônibus, que atenderão inicialmente 30 municípios da Região Metropolitana, Agreste e Sertão, além do Recife.

"Esses trinta municípios foram mapeados através de levantamento do Pacto pela Vida, que registrou casos de conflitos de proximidade. No entanto, periodicamente, o Programa Mediar vai se debruçar sobre os novos dados do Pacto pela Vida para avaliar a necessidade de circular de forma mais incisiva por outras regiões", detalhou o secretário Cloves Benevides.

Cerca de 60 profissionais, entre pedagogos, advogados e psicólogos - todos com formação específica em mediação de conflitos ,- atuarão em conjunto dentro dos veículos. Cada veículo contará com seis equipes, que serão divididas por turno.

A secretaria, no entanto, não divulgou o calendário de atendimento nem quando o programa começará a operar, somente que será ainda neste mês de março.

Fonte: Folha PE

Tecnologia do Blogger.