some text

Pesquisa para o senado em Pernambuco surpreende e revela disputa com ao menos 10 nomes; levantamento é do Empetec/Diário


A deputada federal Marília Arraes (PT) lidera a corrida pelo Senado em Pernambuco, de acordo com Pesquisa Empetec/Diario. Foram ouvidos 2.019 eleitores entre os dias 26 de fevereiro e 4 de março. A margem de erro é de 2,23%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

O levantamento foi feito pela Empresa de Pesquisas Técnicas, Científicas e de Mercado LTDA  (Empetec), tendo como contratante o Diario de Pernambuco, e registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco sob o número PE03717/2022.

No levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Marília tem 25,8% das intenções de voto. É a única que consegue um percentual acima dos eleitores que dizem não votar em nenhum dos nomes apresentados (20,6%) e também dos eleitores que não sabem ou não responderam (21,8%).

O nome que aparece em segundo lugar no levantamento é o do ex-senador Armando Monteiro (PSDB), com 13,0%. Em terceiro lugar surge o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), com 5,0%.

Do quarto ao oitavo lugar estão cinco deputados federais:

Daniel Coelho (Cidadania) tem 4,1%, Wolney Queiroz (PDT) soma 3,6%, André de Paula (PSD) chega a 2,7%, Eduardo da Fonte (PP) fica com 1,1% e Carlos Veras (PT) atinge 1,0%. O ministro do Turismo, Gilson Machado (PSC), e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) aparecem em seguida, empatados com 0,6%. Por fim, Eugênia (PSol) tem 0,1%.

A pesquisa não fez o levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Diário de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.