some text

Onda de frio: saiba quais foram as menores temperaturas registradas em Pernambuco nos últimos 30 anos


A massa de ar polar que baixou as temperaturas no país ao longo da semana mexe com os termômetros em Pernambuco a partir desta sexta-feira (20). No Sertão, o dia começou com chuvas fortes. O frio não deve chegar até as temperaturas mínimas registradas nos últimos 30 anos no estado (confira previsão mais abaixo).

A pedido do g1, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) fez um levantamento das temperaturas mínimas históricas no estado. Os dados oficiais disponíveis foram os das últimas três décadas e a menor registrada foi em Garanhuns, no Agreste, em 1999. Confira:

9°C em Garanhuns, em julho de 1999;

10,8°C em Arcoverde, no Sertão, em julho de 2016;

11,4°C em Triunfo, no Sertão, em julho de 2006;

12,6°C em Ouricuri, no Sertão, em julho de 1996;

14,9°C em Surubim, no Agreste, em agosto de 1999;

14,9°C no Recife, em agosto de 1999;

15,2°C em Cabrobó, no Sertão, em julho de 1997;

15,8°C em Petrolina, no Sertão, em novembro de 1993.

Meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes explicou que as menores temperaturas costumam ocorrer entre agosto e julho, apesar do registro de Petrolina em novembro de 1993.

"Essas temperaturas normalmente ocorrem na madrugada, em noite de céu claro e depois de ter chovido ou ter passado uma frente fria. A frente fria não chega aqui, ela passa pelo oceano e deixa o ar frio, como esse ar frio que está chegando [da massa de ar polar]", afirmou Aparecida Fernandes.

Para os parâmetros pernambucanos, 15°C é considerado frio, já que a temperatura passa dos 30°C normalmente e, mesmo no inverno, gira em torno dos 20°C.

"A menor temperatura no Recife foi 14,9°C em agosto de 1999. Nesse dia, o pessoal deve ter 'congelado' mesmo. [...] Isso é durante a madrugada. Durante o dia fica 21°C a 23°C. Quando está chovendo, aí baixa bem a temperatura", detalhou.

"Nessa região próxima da linha do Equador, a gente tem bastante sol e é muito quente. A massa de ar frio, quando chega aqui, chega bastante 'misturada', vai passando pelo continente e vai se modificando. Ainda chega um ar frio aqui para a gente, mas não tanto quanto no Sul e no Sudeste", afirmou.

Massa de ar polar

E a massa de ar polar, vai mesmo influenciar as temperaturas em Pernambuco? Segundo a meteorologia, os dias devem ser mais frios, mas não necessariamente as madrugadas (veja vídeo acima).


A Apac já emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas a moderadas a fortes para o Sertão e para o Agreste do estado. É justamente pelo Sertão do estado que entrou o ar frio da massa de ar polar, causando chuvas em cidades como Petrolina e Salgueiro. As chuvas seguem para o Agreste e, depois, para Zona da Mata e Grande Recife.

"No Sertão e Agreste, [a previsão] é chuva para hoje. No final de semana mesmo, a previsão é de chuvas mais intensas no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana [do Recife]. Pode ter pancadas de chuva de intensidade moderada", afirmou Aparecida Fernandes.

Confira como fica o tempo no Recife

A partir do sábado (21), podem ser registradas chuvas moderadas principalmente no Agreste e Zona da Mata Sul.

"Pode ter até alguma chuva pontualmente forte aqui na Zona da Mata e Região Metropolitana para sábado e domingo (22). Já no Sertão, a chuva fica mais fraca e fica aquele tempo nublado", disse a meteorologista. Com o tempo mais fechado, os dias no Sertão devem ser mais frios que o habitual.

Confira a previsão detalhada da Apac, por região, para esta sexta e para o sábado:

Grande Recife

Sexta-feira (20): tempo parcialmente nublado, com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite, com intensidade fraca a moderada. Temperaturas entre 22°C e 29°C.

Sábado (21): parcialmente nublado, com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia, com intensidade moderada. Temperaturas entre 21°C e 28°C.

Zona da Mata Norte

Sexta-feira (20): tempo parcialmente nublado e com chuva rápida de forma isolada no período da noite de intensidade fraca a moderada. Temperaturas entre 21°C e 29°C.

Sábado (21): parcialmente nublado, com chuva rápida de forma isolada no período da tarde e noite, de intensidade moderada. Temperaturas entre 20°C e 29°C.

Zona da Mata Sul

Sexta-feira (20): parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite de intensidade fraca a moderada. Temperaturas entre 22°C e 30°C.

Sábado (21): parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia de intensidade moderada. Temperaturas entre 21°C e 28°C.

Agreste

Sexta-feira (20): nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite de intensidade moderada a forte. Temperaturas entre 17°C e 28°C.

Sábado (21): nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite de intensidade moderada. Temperaturas entre 18°C e 28°C.

Sertão de Pernambuco

Sexta-feira (20): nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em toda a região ao longo do dia. Temperaturas entre 18°C e 28°C.

Sábado (21): parcialmente nublado, com chuva rápida de intensidade fraca em toda a região no período da tarde e noite. Temperaturas entre 18°C e 28°C.

Sertão de São Francisco

Sexta-feira (20): nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva de intensidade de moderada a forte em toda a região ao longo do dia. Temperaturas entre 20°C e 26°C.

Sábado (21): parcialmente nublado com chuva rápida de intensidade fraca em toda a região no período da tarde e noite. Temperaturas entre 20°C e 27°C.

Fernando de Noronha

Sexta-feira (20): parcialmente nublado, sem chuva ao longo do dia. Temperaturas entre 25°C e 31°C.

Sábado (21): parcialmente nublado, sem chuva ao longo do dia. Temperaturas entre 25°C e 31°C.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.