some text

Polícia Federal faz operação para prender suspeitos de contrabando de peças de avião para tráfico de drogas


Uma quadrilha que contrabandeava peças de avião para traficantes de drogas é alvo de uma operação deflagrada nesta quarta-feira (6) pela Polícia Federal. Ao todo, foram expedidos 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva para suspeitos em Pernambuco, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia (veja vídeo acima).

A Polícia Federal informou que não repassaria fotos, detalhes ou nomes dos envolvidos nos crimes investigados pela Operação The Fallen. As apurações começaram em 2020, após a importação suspeita de peças de aeronaves portuguesas por uma empresa do Recife.

Essas peças chegaram ao Brasil pelo porto de Itajaí (SC). Depois disso, a Polícia Federal, a Receita Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) identificaram o esquema de contrabando de peças.

As aeronaves seriam utilizadas por narcotraficantes em atuação na fronteira do Brasil com outros países, segundo a investigação.

A PF informou que apura, ainda, lavagem de dinheiro pelo grupo criminoso. Isso porque os suspeitos utilizavam empresas de fachada para movimentar valores no território nacional.

Além disso, eram usadas empresas com sede no exterior para viabilizar a compra de aeronaves fora do Brasil. Esses aviões, além de serem usados pela quadrilha, também eram cedidos para outros grupos criminosos.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.