TRE inicia distribuição de urnas eletrônicas para eleições gerais em Pernambuco
As 24.105 urnas eleitorais que serão usadas nas eleições gerais do próximo domingo (2) começaram a ser distribuídas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta sexta-feira (30). Em Pernambuco, os equipamentos foram preparados, lacrados e colocados em caminhões, que saem de 18 polos eleitorais do estado (veja vídeo acima).
Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, George Maciel afirmou que a expectativa é de distribuir 80% das urnas do nesta sexta (30) e os outros 20% no sábado (1º). “A gente faz a distribuição e já começa a vistoria dessas urnas”, disse Maciel.
Maciel afirmou que essa verificação é feita por servidores e técnicos da Justiça Eleitoral assim que o equipamento chega ao local de votação. “Eles vão verificar se essas urnas chegaram em perfeito estado, vão montar na cabine eleitoral e deixar tudo pronto para no domingo [2] estar tudo funcionando”, informou o secretário.
O estado tem 18 polos e 122 zonas eleitorais distribuídos entre os 184 municípios e em Fernando de Noronha. A preparação das urnas, com colocação das informações do pleito deste ano, foi iniciada em 21 de setembro.
Após esse processo, os equipamentos foram lacrados e, depois, colocados nos caminhões, que ficaram sob a guarda do TRE até a viagem desta sexta.
Por volta das 7h30, motoristas e auxiliares se reuniram no centro de distribuição do TRE localizado no Bongi, na Zona Oeste do Recife. Eles receberam as chaves dos veículos e assinaram os documentos de liberação para poderem seguir viagem.
De acordo com o TRE-PE, cerca de 350 veículos fazem a distribuição das urnas em todo o estado. Deste total, 56 caminhões atenderam somente o Polo 1, que ficou responsável por preparar e encaminhar 5.154 urnas de seção e outras 304 de contingência para Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Ainda de acordo com o secretário, as urnas transportadas estão programadas para só receberem votos na hora da votação, no domingo (2).
Também nesta sexta-feira (30), cerca de 1.500 policiais militares embarcaram em sete ônibus com destino a cidades do interior do estado para fazer a segurança no dia da votação.
Segurança do processo eleitoral
Presidente do TRE-PE, o desembargador André Guimarães reafirmou a segurança do processo eleitoral e reforçou a importância de combater notícias falsas. “Diariamente, pessoas têm produzido vídeos sem qualquer base no sistema eleitoral. Toda notícia que veicular por aplicativos os eleitores devem confirmar a veracidade”, disse o presidente.
"A nossa urna eletrônica é um marco para a nossa democracia e o voto digitalizado será rigorosamente computado. Ele será o resultado fidedigno da soberania e da vontade popular", disse o presidente do TRE.
No sábado (1º), ocorre a cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas que participarão de etapas de verificação e segurança. O processo é feito para mostrar que as urnas são auditáveis e que o processo eletrônico de votação é seguro.
Ao todo, no domingo (2), 35 urnas serão auditadas, 27 serão submetidas ao teste de integridade e mais outras oito participarão do teste de autenticidade.
Sobre o resultado das eleições, o desembargador afirmou que a expectativa é de divulgá-lo ainda na noite do domingo (2). "Eu acredito que, até às 20h, tenhamos um resultado considerável da nossa eleição aqui no estado de Pernambuco. Assim que recebermos, informamos ao povo o resultado dos votos e da soberania popular", declarou o presidente.
Fonte: G1
Post a Comment