some text

Fernando Henrique Cardoso declara voto em Lula no segundo turno


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta terça-feira (5) que irá votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu FHC no Twitter.

Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.

Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv

— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022

No primeiro turno, FHC defendeu um “voto pró-democracia”, sem citar nominalmente o ex-presidente Lula ou qualquer outro postulante ao Palácio do Planalto.

Em 2018, Fernando Henrique declarou ter anulado o voto no segundo turno da eleição entre Jair Bolsonaro (então no PSL) e Fernando Haddad (PT). No entanto, ele já havia afirmado que votaria em Lula num eventual segundo turno entre o petista e Bolsonaro.

Bolsonaro é visto por adversários como uma ameaça à democracia por causa dos constantes ataques que faz ao Judiciário e ao sistema eleitoral e já insinuou que pode descumprir decisões judiciais e não aceitar o resultado da eleição caso saia derrotado. Ele também já disse que as leis devem proteger a maioria e não minorias e, durante seu governo, afrouxou a fiscalização ambiental.

*Com informações da Reuters

Tecnologia do Blogger.