Festas de final de ano deverão aquecer a economia em Pernambuco
Considerada a melhor data comemorativa para o comércio brasileiro, o Natal deverá aquecer as vendas em Pernambuco durante a reta final de 2022. Após dois anos com restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o avanço da vacinação permitirá que a data volte a ser celebrada em conjunto com familiares e amigos. Neste cenário, além das boas perspectivas do comércio, a expectativa é que o número de contratações temporárias também avance no estado.
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a expectativa é de que 2,48 mil pessoas sejam contratadas de forma temporária em Pernambuco para a data. Alinhada a essa expectativa, outra pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), indicou que 53% dos bares e restaurantes do estado também deverão contratar até o fim de 2022.
Para 65% dos empresários do setor, a maior motivação está na preparação para a alta no movimento gerada por eventos como Copa do Mundo, Natal e Réveillon, além das confraternizações.
“A necessidade de contratar novos colaboradores e a expectativa de aquecimento nas vendas do final de ano trazem de volta o ânimo para os empresários. Quase a metade dos estabelecimentos continua operando com lucro e o endividamento também mostra sinais de queda. Os desafios agora se concentram em conseguir recrutar novos talentos e formar mão de obra, sem esquecer, claro, de continuar honrando as dívidas da pandemia e, além delas, auferir lucro necessário para o crescimento”, explica Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco.
CENTROS DE COMPRAS SE PREPARAM
Com suas tradicionais decorações natalinas, os shoppings pernambucanos também já iniciaram o movimento de decoração e contratação para o final de ano. No Shopping RioMar, localizado na Zona Sul do Recife, um investimento de R$ 3 milhões foi realizado para a data.
Com o tema “Celebrando a Magia”, o mall traz os universos de Mickey e Minnie, Frozen, Carros e Monstros S.A para o público. Para a data, cerca de 600 funcionários temporários deverão passar a fazer parte do grupo de trabalhadores do centro de compras.
Em Olinda, o Shopping Patteo apostou no tema “Vila da Felicidade”. “Buscamos trazer sempre para os nossos clientes uma decoração mágica e lúdica que representa o espírito das festas de final de ano e que convida as famílias a celebrarem juntas essa data tão especial e repleta de alegria”, afirmou Rebeca Amado, gerente de marketing do mall.
Neste ano, a expectativa é que o shopping registre um aumento de 15% no fluxo e 20% nas vendas em comparação aos resultados alcançados nos últimos anos. “Um grande evento como a Copa do Mundo e as datas comemorativas – Natal e Ano Novo - que serão celebradas sem restrições neste ano, nos trazem uma previsão otimista em relação à movimentação e conversão em vendas”, destacou Rebeca Amado.
Já no Shopping Recife, o centro de compras trará uma das sagas literárias mais famosas do mundo para a celebração: Harry Potter. Detalhes da franquia, lançada há mais de 20 anos, estarão disponíveis para os compradores que passearem pelo centro neste final de ano.
“Ao longo de tantos anos resolvemos trazer para a capital pernambucana uma decoração impactante e inédita por aqui. Estamos apostando em uma franquia de sucesso, com um dos filmes de maior audiência dos últimos tempos para proporcionar um Natal inesquecível para as famílias. Além disso, várias outras atrações estarão espalhadas pelo mall”, destaca a gerente de Marketing do Shopping Recife, Fabiola Azevedo.
No total, o Shopping Recife investiu cerca de R$ 4 milhões na edição 2022 do seu Natal. A expectativa é que durante o ciclo natalino - que compreende os meses de novembro e dezembro -, o mall receba cerca de 4,2 milhões de pessoas.
Já no Shopping Guararapes, o Natal Magia das Luzes deverá impulsionar a abertura de 350 vagas de empregos temporários nas lojas do mall. Com a movimentação do centro de compras já a partir de novembro, a expectativa do Shopping Guararapes é obter um crescimento em vendas na média de 23% em relação ao ano passado. O shopping investiu este ano R$ 1,9 milhão no Natal, considerando as ações de marketing e a decoração natalina.
No sertão de Pernambuco, o River Shopping, localizado no município de Petrolina, deverá ter um um incremento de 10% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a gerente de marketing do River Shopping, Monique Almeida, as contratações de fim de ano já começaram no centro de compras: “Muitos lojistas já reforçaram os estoques e, para isso, iniciaram as contratações temporárias, que podem se tornar efetivas ao fim do período de fim de ano”, informou.
Fonte: Diario de Pernambuco
Post a Comment