some text

Polícia Federal de Pernambuco será comandada por ex-chefe da SDS


Após exoneração de 18 chefes da Polícia Federal (PF), o delegado Antônio de Pádua Vieira foi anunciado como novo superintendente da PF em Pernambuco. A nomeação aconteceu na edição de quarta-feira (18) do Diário Oficial da União. Antônio de Pádua substitui o delegado Daniel Grangeiro de Souza, que havia assumido o cargo em junho de 2021.

Entre junho de 2017 e junho de 2021, o novo superintendente da PF chefiou a Secretaria de Defesa Social (SDS) durante a gestão do ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara. Antônio de Pádua foi removido do cargo após a violenta coibição da Polícia Militar a um protesto contra Bolsonaro, no Recife, em maio de 2021.

Formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Antônio de Pádua foi oficial da promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), delegado da PF, coordenador regional adjunto de segurança para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, comandou a Coordenadoria da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos e Vias Navegáveis de Pernambuco, além de chefiar a SDS.

Um ano e meio depois do ocorrido, a nova gestão Federal do governo Lula decidiu exonerar os 18 chefes da PF e 26 dos 27 superintendentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos estados do Brasil e no Distrito Federal. O único estado que não sofreu alteração no comando da PRF foi o Piauí.

Lula iniciou uma grande reformulação nos cargos de liderança da Polícia Federal que ganhou forças acima de suas atribuições constitucionais devido à desconfiança do atual presidente com a Polícia Militar, após os ataques aos três poderes por parte de apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os estados que tiveram os seus superintendentes da PF exonerados pelo ministro da Casa Civil Rui Costa foram: Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba, Alagoas, São Paulo, Pará, Amazonas e Minas Gerais.

Fonte: Diario de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.