some text

Alerta para o Câncer infantil que acomete mais de 12 mil crianças por ano em PE


Em 15 de fevereiro é lembrado o Dia Internacional de luta contra o Câncer Infantil, uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, sendo mais de 400 mil diagnósticos em todo o mundo. No Brasil, segundo o Inca, Instituto Nacional do Câncer, a cada ano surgem 12 mil novos casos da doença.

A data, criada em 2002, pela Childhood Cancer International, tem o objetivo alertar os sinais e sintomas da doença, além de conscientizar sobre o câncer infantil e apoiar crianças, adolescentes e suas famílias. Os tipos mais comuns são as leucemias. Tumores no sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos como neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms. 

De acordo com a fisioterapeuta em oncologia, Anna Karoline do Centro Universitário Uninovo - Facottur, o câncer infantil tem características próprias que são muito diferentes do câncer no adulto, a proliferação tumoral geralmente é mais rápida, porém eles respondem melhor à quimioterapia, com chances de até 80% de cura, segundo o INCA.

Ainda segundo a oncologista, Anna Karoline, entre os sintomas mais comuns estão: perda de peso inexplicável, dores de cabeça com vômitos de manhã, sangramentos, manchas roxas no corpo, aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos e articulações, alterações no olho (pupila esbranquiçada), protuberância no abdômen, pescoço ou qualquer outro local do corpo, febre recorrentes sem explicação, gânglios aumentados, dor e aumento na região esquerda do corpo (baço), palidez ou cansaço prolongado. 

A fisioterapeuta faz um alerta aos pais. “É de extrema importância que os pais e cuidadores estejam atentos aos sintomas e procure um pediatra, caso surja um ou mais sintomas. O diagnóstico precoce é essencial para um bom prognóstico da doença, incluindo a cura. E as opções de tratamento do câncer infantil podem incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia, é determinado com base no tipo e estadiamento da doença”.

Em Pernambuco, as crianças com câncer são atendidas pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e IMIP, localizados em Recife. 

Além dos hospitais, existem também as entidades de apoio, como o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) que é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos com mais de 25 anos de atuação, focada na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do HUOC.  

O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), que há 37 anos oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica do Recife através de apoio às crianças e adolescentes em tratamento na cidade e seus familiares.

Na cidade de Caruaru, temos o Instituto de Câncer Infantil do Agreste (ICIA), uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo da organização é proporcionar tratamento, amenizar o sofrimento de crianças com câncer, oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.

Enviado por Ana Macário

Tecnologia do Blogger.