some text

Negros e mulheres se sentem representados pelo 1º galo gigante que homenageia afrodescendentes


Símbolo do carnaval do Recife, o galo gigante será preto pela primeira vez, este ano. Outra novidade é a participação de mulheres na construção da escultura, que ficará sobre a Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, nos dias de folia.

Com tudo isso, o "Galo Preto Ancestral" virou motivo de orgulho para negros e mulheres. Eles se sentiram representados pelo novo formato da tradicional alegoria carnavalesca.

Fundador e presidente da ONG Fruto de Favela, Daniel Paixão fez, este ano, a curadoria do Galo. Como homem negro, diz que foi muito importante se sentir representado pela alegoria.


"O Galo Preto Ancestral veio para mostrar que nós, pessoas negras, não estamos apenas associadas à criminalidade, a coisas ruins. Nós também podemos ser protagonistas", disse Daniel.

Ao g1, o curador da alegoria gigante informou que foi impactante ver o projeto pronto: "Mostrou a importância de trazer a pauta afrodescendente e mostrar o quanto os povos negros e negras devem ser cada vez mais valorizados aqui em Pernambuco e em todo o Brasil".

Quem também se sentiu representada com o tema foi a rainha de maracatu Marivalda Maria dos Santos, que é uma das homenageadas do carnaval do Recife deste ano.

"Para mim, é um dos galos mais bonitos. Um honra ser homenageada no ano em que vamos ter um galo bonito. Vai ser um dos melhores carnavais do mundo!", declarou Marivalda, que também é presidente do Maracatu Estrela Brilhante desde 1995.

No dia do anúncio do tema do galo deste ano, o artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega disse que a alegoria gigante também representa a força da mulher. Mais de 150 artesãs das comunidades do Recife são as responsáveis pela confecção da escultura.

Uma delas é Maria das Graças Silva, que ingressou no universo da arte durante a pandemia, em 2020. "Fiz um curso de macramê e trouxe o meu conhecimento para cá [o ateliê do artista plástico], Leopoldo gostou e desde então estou trabalhando aqui".

"É a primeira vez que estou construindo o figurino do galo. É muito bom, me dá muita alegria, trabalho com muito amor. É um sonho realizado participar dessa construção", declarou a artesã.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.