some text

Setor de Serviços registra alta de 6,1% em Pernambuco; índice é o quarto melhor do país


O volume de serviços em Pernambuco subiu 6,1% em fevereiro na comparação com janeiro, apontou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (27). Este foi o quarto maior índice do país, superado apenas pelo Tocantins (10,2%), Mato Grosso (7,7%) e Pará (7,2%). O aumento também foi superior à média nacional (1,1%). 

Na comparação entre fevereiro de 2023 e o mesmo mês do ano passado, o resultado foi ainda mais expressivo, com avanço de 10,9%. O acumulado deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022, também foi positivo (6,8%) e, no acumulado dos últimos 12 meses, entre março de 2022 e fevereiro de 2023, o avanço foi de 10,6%.

Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio têm os melhores resultados

Entre as cinco atividades de serviços abrangidas pela PMS, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio ficaram em primeiro lugar, com crescimento de 15,3% frente a fevereiro de 2022, seguidos pelos serviços prestados às famílias (14,5%), como bares, salões de beleza e academias. Completam a lista os serviços profissionais, administrativos e complementares (9%), os serviços de informação e comunicação (8,7%) e Outros serviços, a única categoria que teve retração (-0,5%). 

O setor inclui a compra, venda e aluguel de imóveis, atividades de apoio à agricultura, à pecuária e gestão de resíduos sólidos.

Os transportes, serviço auxiliares aos transportes e correio também assumiram a dianteira no acumulado de janeiro e fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior, com expansão de 13,7%. Os serviços prestados às famílias ocuparam a segunda posição (6,3%) e, na sequência, estão os serviços de informação e comunicação (3,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (2,8%) e Outros serviços (-3,8%). 

Já no acumulado do ano, o melhor resultado foi observado no setor de serviços profissionais, administrativos e complementares (18,4%). Desta vez, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio estiveram em segundo lugar (14,6%). Serviços prestados às famílias (10,1%) e serviços de informação e comunicação (1,7%) também registraram percentuais positivos. Por outro lado, o segmento Outros serviçosTurismo aumentou 0,9%  esteve próximo à estabilidade (-0,1%). 

O índice de volume de atividades turísticas em Pernambuco aumentou 0,9% em fevereiro de 2023 frente a janeiro, na contramão dos resultados do Brasil, que caíram 0,7%. Entre os 12 estados com esse indicador do turismo, Pernambuco teve percentual superior aos dos dois outros estados do Nordeste que fazem parte da amostra: Bahia (0,4%) e Ceará (-8%). 

Quando se considera a variação entre fevereiro deste ano e o mesmo período de 2022, todos as 12 localidades tiveram resultados positivos, e o estado ficou na nona colocação, com crescimento de 13,6%, ligeiramente inferior ao nacional (14,8%). No acumulado do ano, a distância aumenta: Pernambuco anotou um crescimento de 6%, enquanto, no país, o avanço foi de 13,8%. Na variação acumulada dos últimos 12 meses (março de 2022 a fevereiro de 2023), o índice local foi de 13%, contra 26,9% do Brasil.

Fonte: Diario de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.