some text

Arbusto brasileiro desaparecido por 185 anos foi redescoberto em Pernambuco


Uma espécie de arbusto visto pela última vez há 185 anos – que se acreditava estar extinto –foi redescoberto por cientistas em uma área urbana do Nordeste brasileiro. Os pesquisadores anunciaram o achado na última terça-feira, 19 de setembro.

A espécie Ilex sapiiformis foi encontrada na cidade de Igarassu, em Pernambuco, por uma expedição idealizada pela Re:wild, organização conservacionista co-fundada pelo ator Leonardo DiCaprio. Os participantes passaram seis dias vasculhando a região na esperança de encontrá-la.


Mais conhecida como azevinho pernambucano, a planta foi documentada pela primeira vez pelo biólogo escocês George Gardner em 1838. Desde então, nenhum outro registro foi confirmado até 22 de março, quando a nova expedição encontrou quatro arbustos às margens de um pequeno rio nos arredores da capital do estado, Recife, após seguir um rastro de pequenas flores brancas características da espécie.

“É incrível que o azevinho de Pernambuco tenha sido redescoberto em uma área metropolitana que abriga quase seis milhões de pessoas”, disse a responsável pelo programa de espécies perdidas da Re:wild, Christina Biggs, em um comunicado. O grupo espera agora iniciar um programa de melhoramento genético da árvore.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Tecnologia do Blogger.