Carnaval 2024: Recife terá mais um dia de festa e shows de Gilberto Gil, Ludmilla, Thiaguinho, Pitty, Luísa Sonza, Mumuzinho e Paralamas
O carnaval 2024 vai ter mais um dia no Recife: a abertura da festa foi antecipada da sexta-feira para a quinta-feira, dia 8 de fevereiro. Entre os shows confirmados, estão os de Gilberto Gil, Ludmilla, Thiaguinho, Pitty, Luísa Sonza, Mumuzinho e Paralamas do Sucesso, que vão se apresentar no Marco Zero (veja lista com as atrações anunciadas).
Ao todo, serão 3 mil apresentações musicais, sendo 98% dos artistas de Pernambuco, segundo a prefeitura do Recife. Entre os destaques pernambucanos, estão Alceu Valença, Lenine, Nação Zumbi, além dos shows Capital do Brega, que celebra o patrimônio imaterial do Recife, e Cidade do Mangue, em homenagem aos 30 anos do Manguebeat.
O anúncio foi feito pela prefeitura da capital em uma coletiva de imprensa no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, na manhã desta sexta-feira (10). Em outubro, foram anunciados os homenageados do carnaval 2024 na cidade: a cirandeira Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, e o cantor Chico Science, um dos criadores do movimento Manguebeat morto em um acidente de carro em 1997.
Com a mudança do início da festa, o Recife passa a dar início ao carnaval no mesmo dia em que Olinda e Salvador, outros dois principais polos carnavalescos do país. Na abertura da folia, acontece a cerimônia Ubuntu, com a lavagem da Avenida Rio Branco e o encontro dos afoxés que antecedem o Tumaraca, o encontro de nações de maracatu.
Primeiras atrações anunciadas
Alceu Valença
Almir Rouche
André Rio
Antônio Nóbrega
Belo Xis
Show "Capital do Brega"
Show "Cidade do Mangue"
Claudionor Germano
Coral Edgard Moraes
Devotos
Elba Ramalho
Frevo do Mundo
Geraldo Azevedo
Gerlane Lops
Gilberto Gil
Isaar
Karina Buhr
Karynna Spinelli
Lenine
Lia de Itamaracá
Louise
Ludmilla
Luísa Sonza
Maestro Forró
Marron Brasileiro
Mart’nália
Matuê
Mestre Ambrosio
Mônica Feijó
Mumuzinho
Mundo Livre
Nação Zumbi
Nena Queiroga
Olodum
Orquestra Maestro Edson Rodrigues
Orquestra Maestro Duda
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Orquestra Popular do Recife Maestro Ademir Araújo
Os Paralamas do Sucesso
Otto
Pitty
Samuel Rosa
Siba
Spok Frevo Orquestra
Thiaguinho
"Sem o folião, não há carnaval; e, sem o artista, também não. [...] Queremos trazer o Brasil inteiro para conhecer o maior e melhor carnaval do mundo, que é o do Recife, que sabe receber. A gente tem grandes atrações nacionais que querem estar no carnaval daqui. Temos Gilberto Gil, que escolheu o Recife para fazer o que talvez seja sua única apresentação de carnaval, e isso é enorme", disse João Campos (PSB), prefeito do Recife (veja vídeo acima).
Diversidade de eventos
Além dos shows, outros 16 eventos estão na programação do carnaval da capital pernambucana, como:
Concursos de Rei e Rainha do Carnaval, agremiações, porta-estandarte, porta-flabelos, mestre-sala e porta-bandeira, passistas;
Acertos de marcha de blocos de pau e corda;
Terças Negras especiais;
Encontro de baques, caboclinhos e índios;
Encontro de bois e ursos, dos blocos líricos, de maracatus de baque solto, de blocos afro;
Noite dos Tambores Silenciosos,
Tambores mirins;
Corredores da folia;
Samba da Moeda.
Fonte: G1
Post a Comment