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Radares de velocidade no Recife estão desativados há oito meses por causa de atraso em licitação


Ruas e avenidas do Recife estão com equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade desativados desde junho de 2023, por causa de um atraso na realização de uma licitação para o serviço. Segundo a prefeitura, o problema afeta 25 equipamentos, o que equivale a 34% dos 72 radares instalados na cidade.

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o desligamento aconteceu porque as empresas que venceram a última licitação, de junho de 2023, não cumpriram algumas exigências técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Essas exigências foram feitas após mudanças em portarias do Inmetro e, por isso, a licitação continua em curso até que as tecnologias necessárias sejam oferecidas.

A informação foi publicada pelo Jornal do Commercio e confirmada ao g1 nesta terça-feira (27) pela CTTU.

A TV Globo identificou ao menos oito radares de velocidade desligados na cidade nos seguintes pontos:

Avenida Engenheiro José Estelita, em São José, no Centro;

Subida do Viaduto Capitão Temudo, no Cabanga, no Centro;

Acesso à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul;

Acesso ao Shopping RioMar, no Pina;

Nos quilômetros 1,5 e 2,4 da Via Mangue, também no Pina;

Em frente ao Aeroporto do Recife, na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul.

Em alguns locais, como na Avenida Engenheiro José Estelita, a velocidade exigida e monitorada pela CTTU é de 60 quilômetros. No local, não costuma haver agentes de trânsito, e a fiscalização é feita por meio dos radares, que estão desligados.

De acordo com a CTTU, o último acordo para operação desses 25 radares radares era de 2017, e não tinha sofrido reajustes nos preços praticados pela empresa contratada.

Em outubro de 2022, os trâmites para a renovação dos equipamentos foram iniciados, mas houve atraso devido às mudanças nas portarias de aprovação dos equipamentos junto ao Inmetro.

Ainda de acordo com a autarquia, o atual processo licitatório foi aprovado pela Controladoria Geral do Recife e novos equipamentos serão reinstalados em até 90 dias, no mês de maio.

A CTTU reforçou que existem outros tipos de fiscalização eletrônica, que combinam excesso de velocidade e avanço de semáforo, que seguem em operação normalmente.

Além disso, a autarquia disse que o cumprimento da velocidade estabelecida em cada via é obrigatório para todos os condutores, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: G1

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